PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
106 :1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111i1111: ~)~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~~ S111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111,111111111111111115 pontos cardeaes, aguas e terras até formar~se completamente a idéa do nosso continente americano, tudo concretamente. Curso elementar-2. 0 anno-Recapitulação da materia do anno anterior. Orientação. Estudos dos accidentes physicos da Terra, · á vista dum panorama geographico. Conversação sobre os já conhecidos pelos alumnos, em seus passeios ou viagens. Divisão dos continentes. ·Situação do Brasil e do Pará. Ex– cursão em espírito pelos arredores da cidade, bem orienta– da. Esboço cartographico do Pará. 3. 0 anno- Para attender ao detalhe do programma of– ficial fazer uma breve descripção physica do continente ame– ricano, á vista do globo e mappa, especialmente do Brasil. . Distinguir e nomear os grandes e os pequenos Estados do Brasil, os maritimos e os centraes e os mais e os menos po· pulosos Cartographia, ao criterio do mestre. Imagin'ar via– gens entre os Estados marítimos brasileiros. 4. 0 anno-Noções de geographia política da America, especialm~nte _do Brasil; estudo de suas producções, com· mercio e riquezas naturaes; vias de communicações Carto– graphia dos .dois continentes americanos ou de p~rte dellas. Viagem entre um e outro, partindo •sempre do Brasil e vi– _ce-versa. Curso complementar-1. 0 atzno-Descripção da Asia, Africa e Oceania, physica e politicamente, cartographia dos mesmos .continentes ou de parte delles. Viagens entre !=!les ou atravez delles, a partir do Brasil e vice-versa. · ' 2. 0 .anno-Noções de Cosmographia. Recapitulljlção dos conhecimentos adquiridos de geographia, nos annos anteri– ores, viagens pelo interior d0 Brasil e cartographia dos Es– tados brasileiros. }{istoria do ,Brasil Curso elementar-4. 0 anno-Conversa sobre os desco– brimentos de Colombo e de Cabral. Idéa geral sobre os ha– bitantes da America, do.Brasil, pelas lendas mais conheci– das, seguindo o programma official, intuitivamente. Esboço da nossa historia, caracterizando as phases de Colonato, do : Imperi9 .e da Republica. · Curso complementar-1. 0 anno..:...:.Desenvolver os conhe- ,cimentos já adquiridos, descr.evendo mélhor o descobrim.ento do Brasil, mostrando o grau de ' civilização de seus-habitan– tes, os elementos e as phases da .col"onização. Acção dos prj_~ meiros governadores geraes, expulsões principijes.de ~xtran-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0