PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~i :METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~(~ . 105 _ i11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111u111111115: 'arbitrariamente; mas com a seguinte base : 2 mais 2 igual a 4; 12 e mais 12 igual a 24 e assim até 100. Leitura e escri– pta de numeros até . a or.dem dos milhões. Problemas diarios sobre addição e subtracção extrahidos do~ cadernos ameri– canos e da "Arithmetica Intuitiva" · de Olavo Freire. Taboada e mechanismo da addição, multiplicação e subtração. Idéa ampla sobre o duplo, triplo, quadruplo e quintu– plo corno inicio á multiplicação. 3. 0 anno-Continuação do estudo pratico pela «Ar.ith– rnetica Intuitivan de Olavo Freire e problemas constal'}tes dos cadernos americanos. Estudo completo da numeração falada e escripta. Co– nhecimento da moeda brasileira com applicações práticas. Exercicios de problemas sufficientes sobre addição, subtração e multiplicação, Taboada e calculo mental respe– ctiyos sob .a base de unidades e de dezenas e unidades, de accôrdo com ó processo do anno anterior. Idéa da <luzia, grosa, cento, decimo, quinto, etc. em ap– plicações praticas. 4. 0 an·no-Recapitulação do conhecido e praticado em anno anterior. Mechanismo da divisão, calculo mental e pro– blemas sobre as quatro operações. Divisibilidade, seu·s prin- cipios e caracteres. · . Curso complementar--1. 0 anno~ Theoria e pratica das fracções ordirtarias e decimaes; problemas e exercícios con– stantes sobre a materia, continuando a adoptar-se a ((Ari– thmetica Intuitiva», de Olavo Freire, sem exclusão de outra mais vantajosa. No fim do programma, ·podem os alumnos ·receber noções de materia mais adiantada ·como sejam dos numeros complexos e suas operações e o systema metrico. 2. 0 anno-Recapitulação da materia já conhecida e con– tinuação do estudo incluindo juros, ·descontos e cambio. Re– dacção de lettras da terra e de cambío, notas promissorias, -cheques, vales e recibos. Exercicios correspondentes. Geographia Curso infantil- Esta sciencia, em suas .primeiras • no– ·ções, pre'Cisa ser ministrada tambem em conversação fami– •liar, partindo do conhecido para o desconhecido desde .a i:ua, ·bairro e cidade até a 'idéa do nosso paiz e da dos povos dif- ·ferentes que fatam as linguas diversas. _ • é.. , . Noção d~i -terra como_plapeta, 90 .dia e da noite, dos
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0