PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:tJllll.llllHIIIIJIIIHIJIIIIIIIIIIIIIIIIIUlllllllllll.l,IIUll.1111111111111111111111101111111111: , 104 ~;~ 'METHOl>O,LOGIA PRATICADA NO-CURSO PRIMARIO ~~ ' • ~ 51111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111~11111111111111111111111111115 . "-~ Este ..facto . tornou-st:: conhecido de toda a vilia indo :muit ás pessoas felicitar o menino pelo seu valor ·e heroismo. · A : co ragem, meus collegas, é, pois, u ltla das ni aYs b·ellas · qualíd ades qu e uma pessôa deve possuir. __"Sangu e frio no perigo, victoria segu ra ." · ~rithmetica . Hel'Onides de Albuque1'que (Vencedora do 6. 0 ann o) Curso infantil- A idéa do nurriercr será dada por for– ma concf eta, em lin·guçigei:n familiar. Sabido até onde a cre– ança·· aprendeu a ' contar espontaneamente (objectos, dedos, éoll~gas, passos, etç.), ensinar-lhés a fazer pequenas · opera– <;;ões mentaes, dentro desses limites; :Otl sobre o contador me– chanfro ou por Il}eio de tornos de in~çleira, grãos de milho, etc.; · a partir das 'unidades para depois reproduzir esses nu- meros n'ó quàqro negró. . . . T.aes operações tambem .devem ápJ?licar-se a pequenos problemas or-áe~ de addição e subtracção ao alcance das êriança,s, empt eg.ando- se a ' idéa de fructas ou de cousas ipais : do ';igra~fo .das mesmas para, mais tarde, fazel-o por escripl:o. . . . · · ,·:. · Dás' Únidàdés passarão •á -idéa das clezenas pela reunião dre· grupós d.e objectos e dahi .ás centenas, e successivamente áté ao~milhar. _ · , ,. .. ) · ' Os exe·rcicios de calcuk> devem ser feitos sommando unidádes· até 10 ou diminuindo até O; de.pois de dois em dois até 20, ·ae .3 em 3 até 30, de 4 em 4 até 40, de 5 em 5 até 50~ é a.ssim.:por diante.' ,', · , · -- · ') Esses exercicios devem ser completados pela sua re– producção no qundro negro, podendo a~ professoras calcar e . multiplicar problem_as infantis sobre elles. : ,Desta forma serão dadàs as primeiràs noções de nu- meraçãÓ '. fallada e escripta com estudo pratico e intu.iti vo das tabpadas .de_sommar e diminuir. Tambem poderão ser qsados 9s cadernos .americai}os, adopta~os nas escolas offi– ciaes. ·". Cursb elemiJntar-2.~ _an'nó~Desenvolvimento ·do syste- rna: de· mimera'ção. Composição .e decomposição dos nume– -r:o~ abstr~ctos por -suas unidades,· Applicação a problemas usuaes. Formação· ,pratica das diversas· ordens numericas. C:'.alcu'lo mental por ·meio de addição ·e., .$Ubtracção; succes– ·si v~ún~nte· de 3; mais· 3, · 4 m_a!S, :i1, 10 mais 10 até 100. Idem,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0