PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:tllHIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIIIIIIIHIIIIIHIIIIHIIIHIIHIIIIIIIIIII: 47'1 METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~(~ i1nH1ntlllllllllllllHIIHIIHIIIIHNIIIIIHIIIIIHIHIIHHHIIIIIHIHHIIHIHIIIHHIIIH5 99 No anno seguinte, com ·melhor observação: A JARDINAGEM O quadro a ·descrever representa a prepara– ção de um jardim. Divide-se em quatro partes: na primeira, estão dois homens; um cava a terra com uma picareta e o outro com uma pá tira o estrume do carrinho de mão, mistura-o com a terra para depois fazer a plantação. Vê-se al– guns canteiros com plantas, e ao centro do jar– dim, uma bella casa com o portão fechado e numa das janellas uma cortina côr de rosa. Circula o quintal um enorme muro e atraz fica uma pe– quena casa de que apparecem o teclo e a cha– miné. · Na segunda parte, os canteiros já estão pre– parados e o mesmo homem, tendo ao lado uma cesta cheia de repolhos, planta-os no ultimo can– teiro que acabou de preparar. Junto ao muro vejo alguns vasos com plantas. Os canteiros que foram, semeados ha mais tempo. já estão com as plantas viçosas devido aos cuidados dos jardi-. neiros. · A terceir.a mostra os mesmos jardineiros: Um rega ás plantas cotn o regador, e outro traz dois baldes ·cheios dagua num pau arqueado ... Na quarta, o ·mesm·o homem leva uma car– roça cheia de repolhos. Penso que vae vendei– os ao mercado ou pelas ruas. A carroça é pu– xada por um burro e vae por uma estrada mui– to estreita que um cão' preto atravessa. (Do mesmo, vencedor do 3. 0 anno ). No ultimo anno do curso elementar: A COLHEITA DO TRIGO As tintas do quadro indicam meio dia. O ca– lor deve ser intoleravél. Acha-se no campo um casal de camponezes ceifadores de trigo. O ho– mem trajá . carçãs azues e camiza branca com listas azuladas: e como sinta muito calor des– abotoou a camisa e arregaçou as mangas e está ceifando o trigo com uma foice; á medida que elle trabalha, a mulher, que traja blusa branca, saia vermelha, com uma touca branca na ca– beça, prepara os feixes, para mais tarde, quan– do seus filhos trouxerém a carroça, os levarem ao celleiro, onde ficarão a seccar e em seguida ahi serão batidos .com uns ferros proprios e de– pois de tirarem toda a J casca levarão os grãos ao moinho a fim de fazerem a farinha. Vejo ao longe uma .carroça puxada por um burro e guiada por um dos filhos do camponez.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0