PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

. 1 ',, ·:':. ~ :11111111111111111111111,11111111111111111111111111111111111111111111,111111111111111111111111111:, -;,~ /21 METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~* :,,111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111R111111111S 97 ·os livros ,a aâóptar ·devem ser de assumpto, p_atriotico– e estylo elegante, como ·por éxet1J,plo os «Çontós Patrios», de Olavo Bilac. Os alumnos podem tambem declami;i.r as poesias mais faceis contidas no livro do mesmo auctor «Poe·; sias infantis». · . , , 3. 0 anno :_.. Recapitulação da materia do anpo ànjeriór.' Leitura sujeita á_ melhor dicção corp modulação .c;le voz, e observação das notações lexicas e syntactic~s. . de accpr.do com as regras physiologicas da re~piração. · Apreciação do trecho lido e' significação das , palavras menos úsuaes. · · • , l" , . • •.•_.,, Póde ser adoptado o livro ((Atra:vez çlo-'Brasiln, · escrt : pto por O. Bilac e Bomfim oµ outro congenere- qu~ ,,Jieuna. maiores vantagens. • . r .,, • - ' Exercícios de grammatica elementar e intuitiva sol5re as palavras variaveis e as invariaveis, podendo-se dar lições· pelo ' methodo âe Hilario -Ribeiro ,ou outro mais conveniente: Conjugação dos ,verbos auxiliares principaes. • . .. _ Muito cuid.ac\ o na . correcção do~ vícios prosodicos. Di- . ctados progressivos, podendo-se fazer a corre~ção no g~a-– dr6 negro por-qualquer alumno. Poesias, pequenos dialogos, declamação; e interpretação de _ligeiras fabulas. Co"mposição · litteraria; culti vq çlo genero d~sçriptivo á vista ·de quádr::9,~. ; . . 4. 0 anno-Continuação. de lições de grammatica intui- , tiva, sempre a proposito da ·leitura e após ella. Observar o detalhe do programma official, .de accôrdo com as condiç_õe_s_ da classe. Estudo completo dos verqos · r:egµla-res. Noção da analyse taxionomica, bem como da proposição simples, em exercício oral. ·Adoptar livros approvados pela Directoría, os quaes serão apenas lidos e não decorados. Continuar a grainmatica pelo ·m'ethodo da de Veríssimo Vieira e as lei– tµras pelo citado livro de Olavó Bilac e Manoel Bomfim. . Compo,sição litteraria:-Continuação do genero descri- ptivo por meio de cartas a , collegas e parentes. : '' on'sERVAÇÃO :-0- professor não deve ;esquecer que, neste annó, tem de apresentar os seus alumnos do curso elemen– tar para os respectivos exames. · , Curso complementar_:_J, 0 anno. Recapitulação da mate– daiànterior. Continuação das lições . de g):-ammatica intuitiva; estudo completo dos verbos regulares e :parcial da syntaxe. ·Dictados de trechos mais difficeis. Exercício oral e es– criptó de analyse 'taxionomica e .. priníêir.~s noções da logica. Leitura muito expressiva de prósa e verso. Continuação da composiçãó' litferarià por cartas e descripção de assumptos máis ·,elevados, sobretudo de ordem moral. Recitação de

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0