PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111,: 96 ~)~ METHÔDOLOGIA PRATICADA NO CURSO_PRIMARIO ~~ E1111111111111111111111111111111u111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111:!: obedec·er ao methodo de Park, adoptando-se o livro de Ar– naldo Barreto-uCartilha Analytica»-ou outro melhor. A conversação e as lições de cousas devem ser prati– cadas, tambem, á vista de quadros muraes. Os exercicios de invenção serão feitos por escripto, como um ensaio da . linguagem . escripta ou da composição, em sua primeira phase. Iniciará ·o mestre a declamação de assumpto intuitivo em quaàras poetic-as, fabulas faceis ou -prosa familiar, alem dos hymnos e canticos adoptados na aula de canto coral, .e todos -çlevem ser previamente bem explicados. . Na segunda turma de alumnos, que formarem a l.'.1 cl_asse, a leitura deve ser corrente, bem entendida, commen> tando-se o assumpto e praticando-se a pontuação no livro ou -no quadro negro. . . No curso elementar:-2. 0 anno. Haverá maior cuidado e amplitude no estudo da linguagem por meio da. conversa– ção, tendo sempre em vista o professor augmentar o voca– bulario, empregar term0s apropriados e corrigir defeitos de pronuncia. A leitura será corrente e expressiva, não sé mar 7 cando .um trecho novo sem unidade de sentido ~ sem expli– cação· necessaria, para que os alumnos, ao estudar as lições·, . saibam já o assumpto constante dellas, 1 especialme1Jte a si~ gnificação ._das .palavras que lhes não forem familiares. Exercício de grammatica intuitiva, após a leitura, atti– nentes á orthographia e á .accentuação, decomposição das palavras em syllabas e lettras, d.istincção entre syllabas tóni– cas e atonas, noção de ((palavras» e sua distincção entre pri– mitivas e derivadas, .simples ou compostas, para .estudo pra– tico do substantivo, do adjectivo e do artigo. .Expoente dó plural e do genero feminino. Grau dos substantivos e adjectivos. (E' prohibido o uso de compendio sobre assumptos gram– maticaes para os alumnos, devendo, porem, o professor guiar– se por livros especiaes ele exercícios praticos ou intuitivos). Dictado sobre themas faceis conhecidos ou. trechos da. lição de leitura já sabida. Após as correcções pelo profes– sor, serão distribuídos os cadernos de exercícios entre os alumnos, de modo que leiam não só o que escreveram, mas tamoem o -que os outros fizeram. Declamação de poesias fa– ceis e curtas, fabulas, ~te. sempre explicadas previamente, alem dos qymnos e. canticos usados no Collegio. Inicio de composição litteraria á vista de quadros mu– raes adequados, pelo methodo progressivo proposto por Ola– vo -Bilac, isto é, o exercício de enumeração, após o de in– venção, iniciado no 1. 0 anno. /.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0