PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

1 As professoras normalistas que officiam em nosso In– stituto regem-se, nas suas classes, pór especiaes instrucções iqipressas, alem dos programmas de ensino official a que es· tamos obrigados por effeito da equiparação aos cursos con– generes mantidos pelo Governo do Estado, nos termos do dec. n. 1.864, de 17 de Janeiro de 1912. São observações e ensinamentos que, não sendo originaes, todavia representam o que é mais corrente e intuitivo_em methodologia. Taes in– strucções são resumidamente as seguintes : · As professoras da escola infantil, ao receber seus alu– mnos, não devem · esquecer que a sua missão é educar in– telligencias tenras, avivando os sentimentos por meio de con– versações áccessiveis e adequadas sobre assumptos ou ob– jectos reàes da natureza ambiente, evitando abstrações, tra· tos de memoria ou classificações scientificas, mas estimulan- . do a curiosidade e a observação das crianças para que des– cubram as verdades por si mesmas. Deverão estuclar seus novos alumnos de modo a co– nhecer as idéas ou noções que possuem das cousas, bem como o~ habitos já adquiridos, em casa ou em outra qual– quer escola. Conhecida esta verdadeira situ·ação moral das crianças, a par de sua natureza physica, devem fazer della ponto de partida; - para a ampliação gradual e harmonica dos exercícios educativos adoptados nesse curso; se forem defeituosas, corrigir-lhes os defeitos antes de proseguir na obra da educação. E' um trabalho melindroso que requer do mestre muita dedicação preparando base para a ·bôa appli- .cação da sciencia pedagogica. ~ingua portugueza Í\To curso infantil: O estudo inicial da linguagem ha de ser feito oralmente e por escripto. Na conversação com as crianças, o mestre deve provocal-as a falarem correcta– mente, melhorando-lhes a dicção e ensinando-lhes o empre· go de palavras e expressões proprias, alem de corrigil-as de quaesquer vícios de pronunciação regional. As primeiras li– ções de leitura e escripta, simultaneamente dadas, podem

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0