PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
r :1111111111111111111111111i1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~'-ª PR OCESSOS PEDAGOG I COS E~--- ,í: =~ :'111u111111111111111111111111111111111111111111111111111n11111111111111111111111111111111111111: 73 tura geral em desenvolvimento dos estudos feitos nas clas– ses, porque, desde a sua fundação, despertou em todos in– teresse e enthusiasmo, renovados, todos os annos, com as di– rectorias que vão promovendo, sempre em maior escala, os trabalhos exigidos aos consocios, procurando todas ellas se– guir as brilhantes tradições das anteriores. Tendo este Gre– mio um exercício effectivo e não transitorio e incerto como tantos congeneres, trabalhando regularmente durante o anno lectivo como se cumprisse um programma escolar obriga; torio, pode -se dizer que elle é o proprio Colleg io em acção. De facto, é inegavel o serviço extraordinario que presta á causa do ensino, desde que supre as lacunas dos estudos não seriados, obriga a tarefas que desenvolvem as faculda– des intellectivas assim como as moraes e physicas, e espe– cialmente communica aos moços um espirito de personalidade e desejo de progresso, dando-lhes a coragem para as lutas do pensamento, atravez dos ensaios de elocução e de critica, num movimento espontaneo e enthusiastico, apenas orientados por_seus professqres ou auxiliados pelo educador, quando a tarefa a desempenhar é mais difficil. Geralmente, por não se acharem habilitados ás pugnas litterarias, começam os nos– sos discipulos titubeantes até que, mais tarde, os mais babeis conseguem fazer surtos oratorios apreciaveis ou clisserta– _ções em que mostram ter assimilado bem o que aprenderam ou consultaram, em sciencias e lettras de suas classes. O es– tudo da língua vernacula forma a base principal dessa cultu– ra e o interesse ou patriotismo com que vão discµtindo os as– sumptos nacionaes muito influe no arrojo ele se atirarem á arena de suas exibições, na qual são julgados e sempre applaudidos pela maioria dos consocios. Todas as sessões decorrem animadas e prolongam-se, muitas vezes, al em de duas horas, principalmente quando julgam personagens histo– ricas perante o jury, porque os contendores batem-se com bravura, bem informados pelos historiadores, procurando imitar os oradores do forum, em replica e treplica. Grandes e pequenos de ambos os sexos, excluida a classe infantil, todos os alumnos são sujeitos a sorteios pré~ vios para cada sessão, de modo que se tornam variadas e interessantes, a começar pelos torneios julgados pela assem– bléa geral que proclama vencedor e applaude quem alcança maioria de votos. Os trabalhos sorteados têm por objecto a leitura de trechos vernaculos accessiveis à cada classe, recitações de versos bem escolhidos, em portuguez ou fran– cez, pela Commissão de Theses, e bem assim a producção dum conto original; lido ou declamado, dissertação de theses, critica de obras didacticas. e litterarias e as discussões, nos
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