PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

r Process-os Pedagogicos Organização e espírito do nosso Jnstituto O Collegio Progresso Paraehse, de instrucção prima– ria e secundaria, desde a sua fundação, em 1907, tem man– tido sempre o mesmo espirito educativo e, seguindo as idéas pe Horacio Mann, num regímen de coeducação efficiente de que ainda não nos arrependemos. O ensino primario é ministrado num Grupo Escolar, di– vidido em seis classes, comprehendendo a escola infantil, o _curso médio ou elementar e o complementar ou superior. O secundarió consta dum Curso Fundamental para instrucção integral de sciencias e lettras, correspondendo ao curso con– genere official, para habilitação ás Academias e obtenção duma cultura geral; o Normal equiparado á Escola Official, propondo-se a formar professores primados pelos princípios da pedagogia moderna, com aulas praticas de Psychologia infantil -é de ·Metliodotogía;· e ..ó Córnr11l'tcia:l; ·visa·ntlo ··prepa– rar alumnos, por um programma pautado pelos dos institu– tos bem organizados, com aulas theoricas e praticas. · Muitos cuidados são dispensados á educação physica e :ã saúde dos alumnos, com inspecção medica constante, ex– ercícios de gymnastica: racional e callisthenica respectiva a cada sexo, jogos ao ar livre, todos os dias; exercícios mili– _tares feitos pelo batalhão escolar., devidamente uniformisado, .armado e instruído por lim sub-official do exercito, para ti– rar caderneta de reservista. O desenho e arte applicada, bem como o canto coral são obrigatorios a todas as classes e concorrem para desenvolver os sentimentos estheticos e cí– vicos, abrilhantando as exposições e animando os frequen– tes festivaes que são bem justificados. O Gremio Cívico e Litterario << Joaquim _Nabuco )l' for– ·mado pelos alumnos mais adiantados do Collegio, desenvolve • ·os estudos de todos os cursos, por meio de trabalhos varia– dos, feitos em sessões ordinarias semanaes, e extraordina– rias e solennes para commemorar grandes datas nacionaes ou glorificar os nossos grandes homens. • Sobre a organização e merecimento pedagogico do i~-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0