PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

r :11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111li'i1111111111111: ~~ O ENSINO EDUCATIVO NO PARA ª~~, õ9 ,,: ="'· = =llllfllllllllD-NllllllllllllllllllllllllllllilllllllllllllllllllllllilllllÚIIIIIIIIIIIIIIIIIII gtarides escriptores que nos enthus·iasmam pelas fasêinaçõ·es· de seu talento, dêvemos admirar e amar, de preferencia, os que falaram por suas acções; que as classes, como ·os indi– viduos, devem ter a força de vontade de fazer por si a sua felicidade e salvaç~o, sem esperarem pela intervenção do Es-, tado ou dum milagre de caridade. ( 17) , A todos estes grandes ensinamentos, de sabedoria e jus– tiça, poderíamos ajuntar aquella sentença do mesmo Wil– liam James, ao mesmo tempo psychologica e de tão grande alcance moral, que seria sufficiente só por si para celebrizar '2 philosopho americano, como . o nasce te ipsum do immor– tal Socrates: Para vencer na vida, disse elle, faze do tez( systema nervoso um alliado e nunca um inimigo! Emer– son, o pantheista de genio, tambem exhorta os homens a pro-. curarem na sua alma todas as enérgias de sua personali– dade para arrostarem a vida com dignidade. ( 18) J\ppêUo aos bons mestres . Se todas estas verdades devem inspirar e nortear o coração e o espírito dos homens, com mujto •màis razão ella-s devem formar o melhor estofo da alma dos professores, cuja vida não é menos intensa, e cuja pro~ssão nã.o ~ menos nobre do que a das outras classes. Professores, não v·os de~ veis limitar somente a cultivar as aptidões dos vossos disci~ pulos; precisaes tambem descobrir e encaminhar v.ocações e fazer patriotas. · ' Neste momento de apprehensões terríveis em que se aeoate a nação, após a · grande guerra que transformou g mundo civilizado, cumpre a nós educadores, o maior de to'! dos os esforços, no sentido de levantai-a ·ao abatin1ento pela ãctividade e pelo patriotismo da nova geração. Ao culto duma vida respeitavel, fortemente moral, digna dé ser vivi l da, como pregam os pastôí-es das igrejas christãs, ·nos Es– tados-Unidos, visando o ideal social, devemos ligar a pro– paganda das novas normas de conducta e de trabalho, vF– sando o ideal brasileiro. Formado o verdadeiro patriotis– mo pelo conhecimento consciencioso da nossa terra, da noss sa historia e da nossa língua, comparadà com as dos outros povos progressivos, tendes· de communical·o· aos vossos dis– cípulos, para que se tornem os futuros agentes da grandeza 1!acional, e, estud_an~o com ell<~s todas as bellezas e todos os (17) Cit. Torau-Bayle, no cap, Philosophie améácaine. (18) V. citadas «Caúseries Pedagogiques». «Essais Ghoisis», tl'ad. do ingle-z por Henriette Thorens.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0