PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: õ2 ---'-= . =u -,..rs O ENSINO EDUCATIVO NO PARA ~~ :!11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111,.,1,111111111111111111111111115 . prodigio de sua, força e· agjlidade, etc. No reino vegetal, dis– tinguirá os exemplares mais bellos ··e mais esquisitos da nos– sa flora, plantas ·carnivoras, sensitivas, as de raízes aereas é outras; ·no nifoeral; ·tratará das pedras e dos metaes por suas qualidades,especificas, incluindo ·a :agua e a atmosphera, entrando ·nas particularidades da utilização destes seres pe- las industrias. ,. · · :_., . · · ,0 talento· e 0 gosto do mestre , devem captar o inter– esse das crianças, ·dando, vida :·extraordinaria a esras lições, tratando; por exemplo; dos lacticinios, dos pneparos culina· rios _µe carnes e· peixes, dos doces ,de fructos saborosos, : do café, mate, guaraná,-choc.olate, vinhos diversos, e bem como da tosquia ·dos carneiros, .-da · c_ultura das abelhas, da pesca das perolas, da fabricaçã~ ·de moveis, louças e mais artefa• ctos proveitosos mencion:ailos nestas palestra·s inesgotaveis. No Curso Complementar; o estudo da flora e da fauna será mais· particularizach;i~ distinguindo entre as nossas .e as de outrns: ~contine,!l!,es. Tfa.tanb ·dos chamados phenomenos de causa e~effeito~tjue assistimos ·no scenario' da natureza; e dos as,sumpt~ relati:vos::.m~rartes e ás· industrias, em face dos ~peciníens,rdo,,museu·: escol-ai. -rNesse 5, 0 anno, serão estuda– çlos:-a,; quadrupedes mais :interessántes pela pelle, lã, ou cri'." na, as aves pela plumagem, os peixes e. amphibios pela;maior utilidade que tiverem·. · · 1,;' - , ---· · . . ; Falará·-rios .- campos ·de cri-ação de gados, nos centros de avicultura e apicultura ·;· mostrará -a .variedade de fru– ctas alimenticiàs, a exceUencia das hortaliças e legumes; tra– tará das roças de tuberosas, féculas, . cereaes, .das fazendas de café,: e canna de assúcar: e -industrias respectivas; distin– guirá, em nossas mattas,··as arvores de borracha, castanha, cacau, guaraná, : as ,med~cinaes, as , madeiras de lei, e assim será sugerido o interesse::pela agricultura e · mais industrias da terra, in,clusive:a pecuaria, · explicando-se a natureza do solo, a necessidade .de adubos, -importancia da · irrigação e,; por fim , a dos novos instrumentos ágricolas, combatendo-se a rotina da velha cultuq1. No reino mineral, os alumnos co· nhecerão a15 riquezas proprias do nosso solo, a · extracção do– ferro, do carvão de pedra e do :ouro, .a acquisição e lapida– ção dos diamantes, a_fabricação dos· obj,ectos ceramicos, etc. . No 6. 0 anno, serão dadas noções de anatomia e phy– siologia do corpo humano, a classifici:tção :dos vegetaes, e_ sua organização. especial. E falar-se-á da ·-vida e merecimento dos natur'alistas, CUJOS trabalhos .fazem a riquezà .dos museús e hortos, botanicos para ·melhor proveito scientifico. Eni ou~. tra direcção, será descripta a -vida nos seringaes, nas fazen- . das .e nas roças;J~~brarido· º-~ aspectos rpais _agrad~veis for•} J •

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