PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

- • :IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII: ➔~ O ENSINO EDUCATIVO NO PARÁ ~* =IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINlllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllli 61 sinanclo como podem ser reconhecidas por· suas qualidades ou formas, incluindo os solidas geornetricos. Tão interessantes lições seriam facilmente preparadas, estudando-se-as no excellente livro de Calkins, com a ex– tensão que melhor convier, utilizando-se material escolhi– do para o motivo ou assumpto dellas e sem perder de vista o interesse da hygiene applicavel em casos bem sugeridosi No programma do 2. 0 anno, figuram generalidades so– bre os tres reinos da natureza, os corpos organizados e tudo quanto rios cerca, desdç · as nuvens, ·corpos inorganicos, ani– maes vertebrados e invertebrados, divisão dos vegetaes ç! dos· mineraes, com a maior enumeração possível. No 3. 0 ànno; vem a classificação dos seres de cada rei– no apontados á vista de quadros ou albuns adequados, com a seguinte seriação : os mais conhecidos dos alumnos serão comparados com os seres dos outros reinos, para que des• cubram a forma e propriedades de cada um e conheçam como devém classificai-os, respectivamente. Deve-se restrin– gir depois a palestra ao reino animal e indicar os mammife- ros por classes, os animaes mais interessantes pela forma, os ( simios, carnívoros, felinos, pachider~-is, ruminantes, cetaceos, ,i,,, e descer até aos mais insignificantés por sua . organização; . entre os ovíparos, mostrar as aves rapaces, corredoras, per– naltas até aos gallinaceos domesticas e ·os passarns; e, do mesmo modo, os reptis, batrachios e peixes., Tambem os in– vertebrados, a partir dos mais conhecidos; insectos, crusta– ceos e outros, devem ser .estudados, e dahi até aos infuzorios. Quanto aos mineraes, desde que ·saibam distinguil-os entre pedras e metaes; poderão os alumnos consideral-os con– forme suas 1:1.pplicações: o granito .e as lages no calçamento, o marmore nas estátuas, as pedras preciosas nos adornos; e, do mesmo modo, entre os metaes, o~chumbo nos encanamen-. tos, o ferro nos utensílios, o ouro nas moedas e joias, a pra· ta nas bàixellas, o bronze na esculptura, etc. No reino vegetal, · farão a comparação entre as arvo– res, arbustos, hortaliças e outras plantas menores, procu– rando estudar .a forma desses vegetaes e a sua utilidade .nas hortas, nos jardins, nos pomares, nos bosques e nos campos. Do tacto do mestre e do seu preparo prévio depende o bom exito das lições, que bem podem ser entremeadas de pequenas historias correspondentes ao assumpto. No 4. 0 anno, falará da · organização dos seres, sua nu– trição, crescimento e utilidade economica. Serão indicados, na classe dos mammiferos, os mais intelligentes e bem orga– zados; nas dos Ovíparos, os que podem devassar os ares;· citará os peixes, amphibios, os grandes oph!dios,J emiveis pelo

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