PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

,, l. • :IIIIIIIIIIIIIIJIIJIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIJIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII: ➔~ O ENSINO EDUCATIVO NO PARÁ ~~ 47 511111111111111111111111111111111111111111111111111111111111n11111111111unu111111111111111111:l: ção o que se passa no coração do discipulo, respondendo por seus proprios sentimentos aos que elle quer fazer des– abrochar. O citado Mauxion, tratando da auctoridade e do amor como attributos do mestre, entra nos seguintes detalhes: «A auctoridade exige qualidades de que umas são in– teiramente naturaes e outras susceptiveis .de serem. adquiri– das como a estatura, a voz, o gesto, a . mantença, a supe– rioridade do espirito, do saber e do caracter, etc. Quanto ao amor, elle repete Herbart, dizendo que podemos obtel-o de duas maneiras: ou o educador penetra os sentimentos da criança, associando-se-lhe com habilidade, ou procede de modo a tornar-se ·por qualquer forma accessivel á sua sym– pathia, accrescentando que essa affeição nunca deverá com– prar-se pelo preço de uma fraqueza, incompativel com a au- ctoridade n. (10) · Eis o principio superior da disciplina nas aula~ ou das relações escolares entre o mestre e o discípulo, neçessarias e indispensaveis para garantir o exito do ensino. ô mestre e os programmas A invocada questão do desrespeito ao mestre, voltando á critica que refutamos, não tem melhor cabimento, porque, sal· vo casos anomalos, sempre é possivel evital-o. O verdadeiro mestre, que estima e é estimado, manterá sempre uma cor– rente de cordialidade, de confiança com seus discipulos, sa– bendo auscultal-os pedagogicamente. Segundo os principias de Herbart, .seria até uma contradicção a discordia com elles. Assim como a alegria de viver é a felicidade adquirida c0m a saúde do corpo e do espírito, a de ensinar ª" aprender não admitte mais o regime escholastico da edade média, do ma– gister dixit e o da fenila, incompatível com a individualidade do educando, o qual só se encontrará hoje em escolas retro· .gradas ou mal inspiradas. Portanto, o professor, devendo conhecer os differentes · caracteres de seus discípulos, .não fará reinar tyranicamente nas aulas, como doutrina a Pedagogia, uma disciplina uni– forme e enganadora que os irrite; mas porá toda a sua sci– encia, sua habilidade pratica, sua paciencia incansavel, seu amor profundo pela mocidade em harmonizar-se com ella. Por isto, William James disse, uma vez, que a faculdade de penetrar na alma do discipulo, o tacto necessario numa si– tuação dada, são o alpha e o oméga da profissão e que, em (10) Op. cit. pag. i4.

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