PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

• • :11111111111.011111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ➔~ A PAIXÃO E A FINALIDADE DO ENSINO ~* 33 =lllllllllllllllllltllllllllllllllllllllllllllllllllllHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII= Outra necessidade indeclinavel é a da reforma das nos– sas Escolas Normaes que, no Brasil, salvo honrosas exce– pções, não passam de simples atheneus de estudos theoricos com uma aula de pedagogia, e, portanto, não offerecem meios de poderem exigir e formar aptidões docentes nos seus alum– nos, que se diplomam sem exercicios praticas sufficientes nem estudos experimentaes em gabinetes de pedologia e sem conhecerem todas as sciencias auxiliares da arte de ensinar. Os professores brasileiros precisam preparar as novas ge– rações attendendo aos reclamos . da vida contemporanea, como diz aquelle parlamentar. Não basta que sejam rigoro– sos nos exames finaes de estudos, primarias ou secundarias; taes exames nem sempre provam o aproveitamentó real dos examinados. E' indispensavel que elles surjam habilitados mais como educadores do que como · especialistas de mate· rias avulsas, para que collaborem realmente na cultura dos nossos compatriotas, de interesse nacional. Quanto aos professores em actividade, cumpre aos Di– rectores da Educação, nos Estados, congregai-os em centros pedagogicos para discutirem e resolverem sobre a efficien– cia do ensino, dar-lhes instrucções technicas para uma uni· dade de acção proveitosa e rapida, com elles se identifica– rem para o fim patriotico do soerguimento nacional pela in– strucção positiva do nosso povo. Nestas condições, com professores desse valor, bem preparados para a grande campanha, traçado o plano ra– cional e completo dentro do qual devem agir, a questão dos programmas ou detalhes só dependerá de suas iniciativas. Finalmente, a organização dum Conselho Nacional de Educação, composto de membros effectivos e de competen– cia reconhecida, é medida já reclamada no Congresso .Fede– ral. Elle será a mola _reguladora da actividade proficua do ensino publico brasileiro; porque, com a maxima autonomia, esclarecimento e patriotismo, póde dirigil-a com exito certo, fomentando, fiscalizando e elevando-o ao grau de cultura de que precisamos e a que temos indiscutível direito.

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