PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

t AO LEITOR Este livro é a realização do desejo antigo de documentar a minha acção educativa no Col– legio "Progresso Paraense'', fundado nesta capi– tal a 3 de Julho de 1907, mostrando como penso e tenho feito em materia de ensino. . O leitor não encontrará nelle paradoxos nem pretensões a esse respeito, mas uma exposi– ção fiel, em linguagem e estylo simples que me são proprios, de idéas e processos que sempre ado– ptei, em grande parte colli'gidos de discursos e ·palestras pedagogicas e de varios trabalhos esco– lares nos quaes fui auxiliado pôr dedicadas pro– fessoras normalistas do Curso Primario, inclusive algumas producções litterarias e didacticas de mes– tres e alumnos, monologos e comedias de interesse moralizador, .no intuito de demonstrar o bom exito obtido. Desde os estudos academicos que comecei a ensinar, num collegio do Reafe,e vim completar, no Pará, a minha formação de professor, como lente da Escola Normal Offecial e Membro do Çonselho Superior de Ensino, durante longos annos. Portanto, quando não possa elle ser consi– derado um bom attestado de pedagogia pratica, a despeito de se basear em princípios por ella con– sagrados, de registar factos vividos e experiencias satisfactorias, sirva ao menos de objecto de cri– tica, para que outros mestres possam adoptar processo mais fructuoso, a bem do progresso dos nossos compatriotas. Escrevi-o com toda a lealdade e paixdo que tenho pelo ensino, inspirando-me na doutrina de educadores e philosophos que preferi citar a miú– de, em vez de produzir considerações e regras originaes minhas, de somenos auctoridade. Oxalá que os professores paraenses possam delle tirar algum proveito. Isto constituirá para .mim a mais valiosa recompensa. 1-Janeiro-1923. O AUCTOR. ,,.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0