PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:111111111111111111111111111,111111111111111111111111111111,1_111111111111111111111111111111111111: 302 ~)~ 1MPRE,NSA ES C OLAR . ~~ !11111111111111111111111111111111111111111111111~1111111111111111111111111111111111-111111111111,r: Como devemos estudar nossa historia para sermos bons patriotas , , (ftuma sessão 4o Gremio) Neste nosso Gremio, nossas lutas são incruentas e as difficuldades que sinto representam as de uma pugna em que é preciso heroicidade para não succumbir. Relevae-me, pois, se eu não tenho ainda a disciplina .de soldado veterano ou a ,arte da bôa technica; pois apenas ve– nho trazer aqui hoje o concurso de minha bôa vontade e 0 1 esforço de. fllinha d,edicação. Meus senhores, como devemos estudar a ,nossa historia para sermos bons patriotas? Nesta these ha dois pontos a considerar, a saber ; Em que sentido entendemos o patriotismo . e . em que accepção entendemos a historia. Ser patriota é um dever de todos os filhos d.uma nação livre; ser patriota é defender, essa nação contra, to– dos os ataques á sua liberdade; é defender a obra e o es– forço dos nossos .antepassados ! Em summa, como ,nos ensi– nou o nosso pr_esado Director, em uma de suas ,conferencias neste Collegio, esse amór da patria não deve ser entendido com o exclusivismo da yelha escola sectaria, mas de accôr– do com as idéas dos grandes pensadores, segundo as quaes devemos amar a nossa patria não somente por instincto, mas tambem pela razão, porque é só na patria e por causa della que nos poderem.os tornar entes verdadeiramente sociaes para participar ·da obra de civilização, de que cada povo . é um agente original. O contrarip disso, . isto é, falar em nome . da patria, levianamente sem amar a nossa terra consciente– mente, sem conhec.er . as suas excellencias sobre as c:lemais, sem sentir a influencia de suas nobres trac:liçôes, sem com– prehender a extensão. de sua grandeza ou de. seu valor .ma– terial, não é ser patriota no sentido restricto .da palavr:a. Para sermos bons patriotas, senhores, devemos estudar a sua historia e as suas instituições politicas. . A. nossa historia, por sua vez, sendo uma sciencia concreta dos . factos impor– tantes que respeitam a nossa vida moral, intellectual e phy– sica, a nossa historia tem um conceito tambem especial de accôrdo com as idéas modernas; ,essa historia ,é um -estudo de critica e de philosophia; é, sobretudo, um estudo de mo– ral social, é uma sciencia que mostra a nossa evolução de povo livre e progressivo e, para fazel-a bem, ha mister de recorrer ás sciencias auxiliares de cujo conjunto. e harmo- nia nasce a verdade historica. . . , · . Nesse sentido, estudando a nossa historia atravez -de tantos factos civilizadores, desde os economicos, moraes, po– líticos e sociaes, estudando a nossa historia atravez de sua
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