PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
; :111111111111w111111u11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~ E~~ '7.': 1MPRENSA ESCOLA R §,~ =llllllllllilllllllllllllllllllllllllllll.llllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll-= canal do Panamá. E se tal é o caso, o que se deve esperar -desta nova estrada que une hoje o oceano Atlantico ao Pa- cifico? · · Emquanto houver um commercio mundial, sempre oc– cupará o seu centro a Europa. Todos os paizes e ilhas do oceano Pacifico . que o commercio procura antes de tudo, com excepção da Australia e da Asia Oriental, são attin– gidos muito mais facil e rapidamente por Suez, do que pelo novo caminho. No emtant9, si o trafico com as duas regiões citadas será mais .conveniente pelo canal de Panamá, é muito duvi– doso, pois elle possue, ao contrario de seu competidor; a des– vantagem de não encontrarem os navios, durante a traves– sia, nenhum porto onde possam transbordar mercadorias e principalmente fazer provisão de carvão. Os navios são, portanto, obrigados a conduzil-o em grande quantidade, o que geralmente . se procura e.vitar a todo custo, pois o carvão occupa muito espaço e toma assim o logar destina– do á carga, diminuindo, deste modo, consideravelmente o provento da viagem. A utilidade da situação do canal só é visível, si deixar– mos de parte todo o velho mundo e considerarmos apenas o continente americano, principalmente a sua costa oeste. São Francisco e Valparaiso parecem ser os pontos mais favo– recidos e, antes de tudo, ainda será talvez a California a re– gião do ouro que até hoje está escondida atraz das monta– nhas, que tirará os melhores proveitos do novo canal. Po– rem, taes resultados só serão obtidos quanto ao lado com– mercial, pois quanto ao trafico de pessoas e serviço pos– tal; que necessita e precisa ser praticado com urgencia isto será, como até hoje, feito pelas estradas de ferro que cortam os Estados-Unidos de leste á oeste, offerecendo ain– da a vantagem das viagens serem muito mais curtas e agra– dabilíssimas. O transporte de mercadorias, no emtanto, que nada tem a ver com a rapidez e sim com o preço modico da viagem, adapta-se melhor por mar que por terra. Outras eonsidera– ções podem-se fazer a respeito do trafico pelo canal de Pa– namá e .a costa occidental da America. Os portos do Norte, como Bogbtá, Guayaquil e Calláo • tirarão proveitos com o novo caminho; porem com as cida– des chilenas, como V alparaiso · e Iquique, tão importantes pelo seu commercio e que ficam mais ao sul, já não acon– ~ecerá o mesmo, pois muitos vapores, em lugar de atraves– sar o canal, para o que é preciso pagar enormes impostos, preferirão um trajecto mais longo, em compensação muitis- - ,,
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