PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:1111111111111111111111111n1111111111111111111111111111111111111111111111111n11111111111111111r: 292 ~ª 1 MPRENSA ..E .S CO_ L AR ª-1L.. --,..= =-~ :1111Ut1IIIIIIIIIIIIUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIUIIIIIIIIIIHIIIIIIIUIIJIIIIIIIUIIIIIIIII: rua, em noites de luar, o dos pic-nics; que se chamavam sucias, o das procissões dos Ourives, etc.; descreve bem o typo de Leo– nardo Pataca, vestido de marinheiro, do Major Vidagal, de– legado de policia e seus granadeiros; de Vidinha, cantora de modinhas etc. Agora, perguntareis : Porque tem tanta fama esse li– vro? Simplesmente porque foi escripto numa época em que não havia escriptores da escola realista. que se occup1;1.ssem da vida popular. Portanto, para mim, o melhor merito delle é ter descripto factos que foram bem observados, mos– trando o estado da sociedade do seu tempo, com muita graça. Adalgisa Nogueira. (do Curso Normal). Vantagens e desvantagens do cana\. do panamá O grande poeta allemão Grethe, que se interessava por tudo, desejou, pouco antes de sua morte, viver mais 50 ali– nos para que pudesse ter o prazer de ver os primei– ros navios atravessarem os canaes. de Suez e Panamá. Segundo as -suas idéas, deviam com isto a navegação, o commereio, as communicações, etc., tomar um enorme im– pulso. Somente, então, dizia elle serem possíveis as negocia– ções proveitosas com todas as regiões do mundo. Estas es– peranças, que floreciam naquelles tempos, têm dado, entre– tanto, •os seus fructos; nós hoje gozamos as consequencias que sempre um novo canal pode trazer para as prósperida– de do mundo civilizado-. · Assim, tivemos o canal de Suez, construido pelo cele– bre engenheiro francez Lesseps. Este isthmo, que liga o Me– ,diterraneo ao Mar _Vermelho, abriu uma porta de entrada para os mais ricos paizes _da terra. Annualmente, mais de 6.000 navios vêm dos longínquos paizes do Oriente trazer para a Europa tudo aquillo que ella não pode produzir. _ Como tornou-se curto o caminho para as Indias, Per– sia, Japão e China, depois que se conseguiu cortar aquella faixa de terra que separava os dois mares, hoje unidos num só ! Somente quem algum dia fez a viagem do Oriente, con– tornando o continente africano e depois seguiu o mesmo des– tino transpondo o canal d__e .Suez, poderá. dizer quão grande e utilíssima é a vantagem duma tal passagem. · Poi:em, tantos e tãQ._proveitosos resultados, corno trou– xe comsigo o canal de StJez, já p_odemos prever do , novo

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