PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:111111111~111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~= . =~ 7/§ 1MPRENSA ESCOLAR § i:111111111111111,11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111.5 279 el~es, os outros nascem da ·éombinação deste com um adje– ct1vo encerrado em seu radical. Assim, o verbo amar ori– ginar-se-ia de amante ser, brilhar de brilhante ser e, deste modo, muitos outros. Darmsterter se levanta contra esta theo– ria, porque, diz elle, << contra isto se ergue o desenvolvimento da lmgua e a analyse dos factos ». De certo, caros collegas, remontando á antiguidade, completando _os documentos historitos, estudando a formação das línguas e seu desenvolvimento, passando uma vista ge– ral em todos os idiomas da America, China, Polynesia e Afri– ca vamos encontrar algumas que não possuem o verbo ser. Ora, uma língua que não possue o verbo substantivo, como possuirá: os outros, se estes são o resultado daquelle com um adjectivo? Ainda mais: ser amante, ser brilhante, não significa ab– solutamente amar, brilhar. Vêde, pois, collegas, que a clas– sificação dos verbos em substantivos e adjectivos pecca pela base, se destróe por si mesma, sendo, portanto, inacceitavel. O elemento primordial, fundamental do verbo, é, sem duvida alguma, a acção. Logo o verbo ser, que ·apenas af– firma, exprime uma acção, é certo, porem uma acção pas– sada anterior, sendo, por isso mesmo, um verbo de estado. Senhores. Os verbos para mais racionalmente ser clas– sificados, devem obedecer á seguinte ordem: quanto á con– jugação, quanto ao sujeito, ao predicado e á significação. Quanto á conjugação, o verbo pode ser: regular, peri– phrastico, impessoal, unipessoal, etc.; quanto ao sujeito : acti– vo, passivo, reflexivo e neutro; quanto ao predicado: trans– itivo, intransitivo, relativo e bitransitivo; e quanto á signi– ficação: augmentativo, diminuitivo, imitativo, frequentativo , e inchoativo. Esta é a classificação mais corrente a acceitavel. Podia definir cada uma dessas divisões, mas o não faço para não me tornar por demais extensa, abusando assim de vossa benevola attenção. Denise de Figueiredo. (do Curso N:ormal) . Os symbolos da patria Toda Patria guarda em si, santificando-a, honrando-a e exaltando-a os seus symbolos: o escudo de armas, ·a ban– deira e o hymno.
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