PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
::111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: .254 ~j IMPRENSA ESCOLAR t< =·••1~111111111111~1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111115 Reminiseeneias ... No arduo deco~rer da vida, onde tantas vezes somos alcançados pela dor, pelo desgosto e pela desillusão, é sem, pre suave recordar · os poucos e fugàzes momentos de ale- . griaJ Recordando, esquecemos as maguas preséntes e reve– mos o venturoso passado, atravez do saudoso véu das remi– niscencias,~á proporção que vamos crescendo e adquirindo novas idéas e conhecimentos, ,ná bella phase da adolescencia. Ficamos. a principio como offuscados pelo esplendor da mocidade; nossos campos de ~cção tornam-se mais vas– tos, a natureza mais activa ·e à imaginação mais ardente. Então creamos um ideal. . Mas, com o decorrer do tempo, nuvens escuras tol-;– dam os ·horiz'ontes da vida, perturbando assim a doce tranr quilidade em que viviamos e os planos · imaginados, os cas~ tellos erguidos pela phantasia são.lentamente derrubados aos golpes· da terrível realidade. E' então que suspiramos como / o poeta patricio·: e< Oh ! Que saudades que tenhQ Da aurora da minha· vidíl, Da minha infancia querida, Que os armos não trazem mais!». 'Tudo concorre paraisto: os brinquedos, as travessuras, as alegrías e certos casos são recordados e, ás vezes, basta um Jogar, um objecto, uma dá.ta, para despertar saudades. Foi o que .commigo succedeu no dia do anniversario da fundação do conceituado Collegio « Progresso Paraense », modelar casa de ensino creada e dirigida pelo Dr. Arthur Porto. Ha cêrca de dez annos, mais ou menos, pelas 7,'21) da manhã, conduzida por meu pae, penetrei neste estabelecimen– to recebendo logo optima impressão. Depois de ser matricu– lada, fui examinada e classificada no 4. 0 anno elementar, onde se reunia uma turma numerosa, tendo por mestra a normalis– ta Maria Telles, distincta moça, de trato discreto e muito carinhosa. Nesse primeiro dia, não tive aula e somente re– cebi a nota dos livros adoptados, sendo-me permittido brin– car no parque que ladêa o edificio. A's 10 horas voltava para casa, satisfeita e animada. Passadas algumas sema– nas, estava completamente habituada ao horario do curso e, ' á proporção que hauria nov.os conhecimentos, sentia-me pos-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0