PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

2õ0 :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~~ 1 MPRENSA ESCO L AR , ~~, i.111IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIÚIIIIIIIIIHH5 ctenst1cos, do negro como elemento do progresso economi– co, do branco, s,eu contingente para a ; formação da raça brasileira, com suas tendencias e seu caracter. Occupa-se, por fim, do futuro do Brasil, aconselhando que o levantemos e -o engrandeçamos pela educação cívica. « O que nos cumpre, diz elle, é preparar hoje o Brasil de amanhã, educando o brasileiro de agora para ll~e dar uma consciencia de si e, portanto, dar a todos uma eonsciencia nacional, pela .sua historia verdadeira, pelas suas origens, pela desillusão das utopias, par.a que não sejam discursado– re~, vãos poetas e escrevinhadores visionarios, parasitas das classes improductivas, que vivem do orçamento e tornam dif– ficil a- vida dos que trabalham... Um Brasil prospero e eter– ··no que honre a cultura grego-latina, as tradições luzitanas, a sua propria historia, das quaes deve ter legitimo orgulho, que propag·ue .e cultive a língua portugueza, da qual é de– positaria e já. hoje o _maior responsavel, deve ' ser, para co- meçar, um povo instruído e educado ... ►> Eis .ahi. · A idéa desse illustre escriptor patricio foi excellente. Mas eu penso, que, como livro escolar, a . obra poderia ter sido melhor dosada e simplificada por ser destinada ás cri– anças, de accordo com os requisitos da didactica pedago– gica; sua J inguagem e estylo mais accessiveis á comprehen– são e os altos conhecimentos que ella encerra deveriam ser ministrados em lições mais agradaveis ao paladar das clas– ·ses escolares, pará que tomassem maior interesse pelo as- ·sumpto. · Accresce que o auctor, muitas vezes, explica a signifi– cação de termos já conhecidos dos alumnos, como por ex– emplo, a palavra antipodas, sua familiar desde o inicio do ·estudo dá Geographia, e emprega outras que elles devem ignorar, sem lhes dar esclareci'mento. Noto mais que, na pri– ·meira parte, o auctor occupa-se muito mais largamente da historia portugueza, ao passo que, na segunda, refere-sê re– ·sumidamente a paginas importantes de nossa historia, como por exemplo, os systemas de colonização praticados no ·Bra– sil, etc. Entretanto, minha· bôa amiga, esse livro não deixa de ter utilidade e, se não satisfaz todas as condições exigidas para tornar-se um liv·ro de classe, nem por isso deixa de en– cerrar a nobre idéa que teve o seu auctor de ser util á Pa~ tria, tentando um esforço pela . bôa educação nacional, em– bora, como livro de leitura, seja inferior aos Contos Patrios, de Olavo Bilac, como de chorographia ·e anthologia brasi– leiras o seja tambem á Nossa Patria, do Dr. Virgilio Cardoso de Oliveira e ·como de leitura civica não· soffra comparação

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