PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
,, ., :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111:, 248 ~)i · 1 MPRENSA ES CO L AR . ~~ 5111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111u111111111111ai talvez pela deficiencia da instrucção primaria, pelos quaes a mulher não tem iniciativas em familia, e ainda menos nas es– colas por onde passa, abusando da memoria e acceitando idéas feitas ou pensadas por outrem, assim como cultivando o terror da auctoridade ... Foi assim, premida p.or essas condições de minha for– mação pedagogica, que penetrei os humbraes do Collegio Hf>rogresso Paraense1> e, nesse meio de. convívio familiar e– de ensino intuitivo, reconheci logo os meus defeitos. Entã.o; guiada por meu prezado .Director, que é ao mesmo tempo um. educador de experiencia comprovada em factos, fui en– saiando os novos moldes, ao lado de minhas distinctas col– legas, procurando assimilar bem as idéas trocadas frequenJ temente enf nossas reuniões semanaes, conhecer os meus alu– mnos, estudar e preparar as minhas lições, de · accordo com a doutrina e . instrucções contidas nos incomparaveis livros· de Calkins e Ruy Barbosa, Parker, Alexandre Bain e. outros tantos.que cgstumamos consultar por conselho do mesmo pre– zado amigo e mestre. A .este respeito, não ha livro de actu· alidade, de caracter didactico, que não seja entregue ao nosso estudo e apreciação; e, por essa forma, vamos, bem ou mal, discreteando soore os livros escolares, mas sentindo que tambern nos vamos desembaraçando mais . para formar e emittir as nossas opiniões. · . _ E i;iãQ .é só isso : .Em nosso collegio, somos todas obri– gadas, alem dessas reuniões semanaes, sob a presidencia de nosso Director, a fazer uma palestra disciplinar, , ás quintas– feiras, perante todo o corpo. discente, examinando os uca– sos)) da setnana, louvando uns, .:censurando outros e, por fim, aconselhandQ a t€ldos os alumhos; fazemos os nossos rela- . torios annuaes .sobre o movimento de .nossas aulas, com um estúdo psyéhologico de nossos alumnos;· escrevemos arti-– gos didaçticos para a «Folha Escolar)); ensinamos a recitar, recitando com elles, etc., etc. E' assim . que ganhamos uma· personalidade rpagistral, embora modesta, .e estamos satis– feitas. Albertina · Sousa. (Professora do Curso Primario) .)
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0