PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:1111111111n111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: 222 ~i I MPRENSA ES.COLAR t~ 5.11111111111111111111111111111111111111111111111111111111t1111111111111111111111111111111111111.! . ma explicação, a cabecita leonina ia vendo e desenhando, dando ao se'u trabalho, alem d.a forma ·nítida do modelo, uma personalidade tão sua, tão feminilmente infantil, qqe me re– compensou largamente do trabalho da explicação. Com a paciencia de quem tem a certeza de esperar porr um grande resultado, não tenho perdido um só dos meus es- ' forços. T0das ellas querem desenhar; e, mostrando como se · faz,' çorrigindo o que não se deve fazer, eu vejo as crian– cinhas dirigirem os olhitos para o modelo, sejá qual fôr e · riscando mal a sua forma, me deixam sentir que ellas sabem ver bem aquillo que vêm. · · · Nas composições decorativas, obrigatorios aos.maiores, cada palavra de correcção dada por mim é um desvendar do espirito e uma: nova linha graciosa e justa .«pian piano», vae illuminando o cerebro com uma idéa novà, enriquecer o desenho, valorizar o seu trabalho decorativo. · . E é tão facil ensinàr desenho a criancinhas !... E eu que nunca pensei .que era tão agradavel ·esse mistér, tão nobre e tão elevado.! ... Foram ellas, que me ensinaram como era que eu lhes devia ensinar. A cada uma eu digo de ·maneira que a lição. lKes aproveita; e ellas, uma.·a uma, dão-me tra-· balhos iguaes .na forma quão ·varios na interpretação e exe- ~ção. . ·. Por isto ... por que não vir trazer aqui mancheias. de louvores aos esforços valiosos das criancitas e meus agra– decimentos á . retribuição . que dellas recebo quando produ-· zem trabalhos feitos como eu lhes ensino ou como .devem, elles ser feitQs? !... Theodoro Braga. (Professor de Desenho) "'
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0