PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:IIIIIIIIIIHHHIIIIIIIIIIIHHHHIIIIHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHH: '-'-= :.)'~ 71~ 1 MPRENSA ESCO L AR 5;_~ !1u111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111i 2!9 simo littora:1, assegurándo· a soberània · da· nossá · fronteirá oceanica, convidativa. de perigos,. mas de onde sempre re– torna o vôo atrevido o abutre da ambição extrangeira, con– sciente da repulsa gigantesca e tremenda. · · Muito ha que eminente escriptor patrio já o asseve- 'rava: «Ha um parallelismo .·eloquente .entre a .historia ~as de_slocaç·ões maritimas ,e das culminações do.progresso>>. Com effeito, º~ poder riaval é o índice melhor. .por onde se póde. aferir a importancia e capacidade de resistencia. de um. povo. A supremacia- naval traz em consequencia a .supremacia politica.. Nem ha exemplo em contrario na historia. Haja. vista o .:.Japão, _em poucos annos conseguindo o predomínio político e moral no continente asiatico, entrando, por fim, o. concerto das grandes potencias pela ·porta da guerra~ em– quanto a China anciana, á pacata sombra dos seus pagodes. de porcelana, e dotada. de incomparaveis recursos~s dei– _xava jazer na lethargia, porque · já se tornara. myo.pe ,~em desacostumando. a vista do amplo scenario marinho-patria da liberdade-onde quasi sempre se decide a sorte ·das: nações... · · . ·O ·mar é o elemento natural dos fortes. Na sua super-' ficie incerta, ás emanações salitrosas das suas vagas, crea– se o folego dos bravos e fortificam-se os pulmões dos he.– róes. Para os fracos, é o phantasma do. atemorizamento e a confusão : ·véndo-o, immobilizam-se elles na .pusillanimidade e rio receio dos líbios. Para o forte é a Jucta, o prazer da porfia, o goso do triumpho; nelle descortina,: no espaço im-_ menso que o circumda como-que uma clareira do infinito. A sua convivencia dá a ambição de immensidades mais dilata– das ... E' por isso que sobre o seu dorso o marinheiro ama me– lhor a patria. E' a escola em que se aperfeiçôa o patriotismo. E foi exactamente "de sobre o arcabouço do monstro escameado que o Brasil, mal desperto da tyrannia secular, pôde consolidar a sua soberania e independencia, castigando até injustiças commettidas nos paizes convizinhos; e, ao de– pois, nessa homerica Riachuelo-pela sciencia, tactica e bra– vura de seus marinheiros, deu ensinamentos ao mundo, che– gando technicos inglezes a confessar a hegemonia do Bra– sil na America do Sul e prognosticar para breve a sua col– locação entre as primeiras potencias ... E não parou nisso. A nossa historia naval é uma ca– deia ininterrupta de abnegações e glorias ennobrecedoras ... As paginas dessa historia parecem rebrilharem á vista; en– cerram, nas suas linhas, feitos de extraordinario heroísmo e altivez. Desde Barroso, offerecendo, como Nelson, o peito á fuzilaria inimiga, Mariz e Barroso, Greenhalgh, Saldanha da

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0