PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

IMPRENSA ESGOLAR -. . . A Co11aboraqão dos mestres Sendo o presente e ultimo capitulo deste livro desti-. nado a registar o progresso intellectual dos alumnos mais adiantados, pelos melhores. trabalhos exhibidos no seio do Gremio «Joaquim Nabuco» e publicados na «Folha Escolar», orgão do mesmo Gremio. entendi que seria justo fossem pre– cedidos dalgumas producções didacticas dos seus dedicados mestres ·e meus collaboradores, para mostrar como se digna– ram estimulai-os. escrevendo naquelle, orgão, ao meu lado. Assim, ficará, mais uma vez, provada a perfeita solida– riedade que todos mantêm commigo n~ obra da educação, a par da corrente de .affectos, que os liga aos nossos discípulos. * * * Jndependencia Brasileira 'í Num paiz tãó bello e extenso, de poucas communica~ ções e de tantas riquezas nàturaes, o echo do evento liber– tador/ de 7 de ·Setembro não poderia alcançar o enthusias– mo c{ue produziu, sacudindo o ·põvo brasileiro em victoriosas manifestações ·de-solidariedade se, em cada nucleó das princi ~ paes capitanias dos tempos coloniaes, já não existisse o fer~. mento das nobres aspirações. Digam outros, como João Ribeiro, que esta data carece de exterioridade legislativa ou política, outros que esse facto representa uma transacção com um príncipe trahidor de Por– tugal, capaz de tambem nos trahir, mais tarde, reunindo duas corôas sobre sua cabeça, e certos brasileiros, criminosamen.. te apathicos, que este 7 de Setembro, por nós tão festejado, não pode fazer vibrar o patriotismo com~ os demais factos da nossa Historia. Ahi, estão os antecedeà:te.s, na campanha · heroica de nossa naciónalidade, para copven~er. de que, ·pelo contrario, o grito ,do Ypiranga é uma conséquencia natural de todos 9s movimentos liberaes, o 'fructo dos grandes sa– crificios, de numerosas provações, em summa, uma salutar

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