PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

- • '· :1111111111111111111111111111•111n1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~i A PAIXÃO E A FINALIDADE 00 ENSINO ~~ :,,111111111111111111111111111111n11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111S industrial ·em que o operaria não se tornasse · nobre e feliz, assim como profligava a -sociedade m:1tel'Íalista e .ambiciosa . de ouro, possuidora duma arte convencional e de manufa– cturas mercantis, em vez duma vida cultivada pelo traba– lho pessoal, de accôrdo com as leis da natureza e da jus– tiça; assim tamoem nós combatemos o -industriali;;rno .dissol– vente do ensino e encaminhamos os moços na cultura edu– cativa para o, cumprimento dos -deveres individuaes e sociaes. E temos passado longos annos enl.evados nesse trabalho in– tenso em que achamos tanta belleza, cujo · sentimento já é, realmente, uma promessa de feliçidade compensadora. , , E' assim que entendemos e vamos ministrando o ensi– no, visando os interesses nacionaes, e já atravessamos lon– gos annos de labor_incessante, mantendo a mesma intenção pedagogica, a mesma organiza!;ãO de estudos e . resistindo a toda influencia em.contrario, embora impedido d.e dar maior. desenvolvimento ao nosso Instituto; de modo que podemos dizer com sobranceria que ainda não nos deixamos vencer pela corrente malsã do mercantilismo que tanto desmoraliza os mestres, esse desvirtuamento do ensino, bem comparavel ao da Politica, cujo luminoso conceito nos é dado pelo insigne mestre Ruy -Barbosa, mostrando o seu falseamento na pra– tica: « A Política afina o · espírito humano, , educa os· povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos individuas a actividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a · energia; crêa, apura, eleva o merecimento. Não é ella ;esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade a que entre nós se deu o nome de politicalha». O mesmo podemos dizer do Ensino, quando deixa de ser praticado como processo de educação proveitosa ou quando procuram reduzil-o a uma instrucçãó superficial, uma arte de fazer exames, uma ·habilitação de etiqueta ou rotulo de approvações mal obtidas, ou essa torpe especulação, to– cando ás raias da falsidade, essa invenção de certificados de exames sem estudos correspondentes, comprados por bai– xo preço e ·a pretexto da ultima pandemia grippal. A isto chamaremos a degradação do Ensino, infeliz– mente ainda tol_erada porque, com taes facilidades pernicio– sas que levam o estudante a julgar-se adiantado no seu cur– so, elle acaba esquecendo a sua propria dignidade e o- dever de se preparar para bem servir a Patria, na profissão que abraçar, não podendo preencher os fins nacionaes ou cuidar ,,.. das necessidades vitaes do paiz, tantas vezes invocadas e recommendadas pelos apostolas do verdadeiro ensino. E, no entanto, todo o empenho em educar bem a mo- -

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0