PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

,.:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: 7~ PA L ES T RA·S , SEMANAE ~ .~(~ 157 :1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111.•,•.~1111111111111~ • não veja attractivos nem encantos em seus exercícios; isso, porem, succede a principio, e, a medida que as menini:i.s vão repetindo os rpoyimentos -irão sentindo prazer e mostrando mesmo ·mais disposição para elles. E' necessario que haja um programma de gymnastica callisthenica proprio e perfeita– mente modelado pela capacidade das meninas, e ao qual el– las se subordinem; do contrario, se abandonar-se o · desen– volvimento physico, pondo em descaso os ensinos de scien– ;cia moderna, avançaremos para a degeneração e debi1idade crescente da mulher. · Felizmente, 'no nosso Collegio, não está em absoluto abandonado esse programma. No emtaqto, ;O que fazemos aqui ainda é pouco; falta-vos o habito e o enthusiasmo pelos jo– gos. ·Effectiva11Jente, tem sido preciso que . o nosso Director, mui.tas vezes, mande preencher um .intervallo de a_ulas com recreaçõ~s para que algumas de vós desçam ao parque para cfazel-o. Já foi ,instituído aqui o wolley-baU e o. jogo das ban– deirinhas; mas nem sempre ,são praticados, .P9~qµe falta jus– tamente a vossa bôa vontade. Precisamos reagir contra e·ssa rindifferença certas de que -as menina~ que menos brincam são as que têm menos saúde e attractivos. . , Portanto, não esperemos que de outras partes surja esse .enthusiasmo pelos jogos femininos. Daqui, deste ;pequenc> cen– .tro de educação que_tão bôas iniciativas tem mostrado, deve tambem partir o movimento pela renascença da educação -physica da mulher, por '. meio dos .jogos adequados ao nosso clima, á nossa raça, e á nossa çlasse de int~llectuaes..E , c,.ies– -te mod9 1 ao -terminardes os vossos -cursos, levareis para os .vossos lares ou párà as -escolas superi_qr~s n~o só ~ com· -prehensão nitj<;la sobre a necessidade d~ssa educação, .ma_s tambem o habito de exercital-a com exito. _Dizem ,que n·a Sueéta, dep_ois de, certos annos, procura– se verificar o -melhora_mento de·, eada geração, pelo effeito .. da gym11ast_jca,_notando-se, com prazer e co_m_org,Qlho nacio– nal, a maior estatura da·s pessoas e a _mats longa dur,ação . de· sua -vida. ,, . ~ Pois bem, quando, mais ·tarde, já livres dos yossos de- veres . escolares, vos puderdes rever a vós mesmas e v~r_ifi– . cardes _que s_ois -qma!:l moças sa~ias, de ]Jôa 1 estatuF~, vigoro· -~!lS, hitelligentes, alegres, gracios.~s e m.e~roo bella_s, _h_aV:eis de -fa_z~r jqstiça 4s iniciativa:s d.e~te Coll~io,, aos· cuidadbs _do -.Posso esforça,do Director . e _aos çonselhos :çl~ hum"lde pro(es- -sora_qu~ vos falª- _n_este _:919pieQt0, Janto c_om -Q ceç-ebro C<;>mo - GOllJ g e.oração çheio qe ÍI)te_r~ss~ : e syi:J!p~t.hia po,r vós,: . .. - ~-~ - .. - .f ~·~ ))'){(,(,e,

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