PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:1111111111111111111111111111111111111111111111111111111i11111111111111111111111111111111111u111:: ~= - =.v 7í'Ê PAL ESTRAS SEMANAE,S !!!~~ HH i.1111111111111l111111111111111111111111111111111i1111u11111111111111111111111111111111111111111! Sim, caros alumnos, os folguedos variam; como tudo na vida, elles passam tambem por modificações diversas. Os jo– gos ou brinquedqs que constituíram a alegria ou a paixão de nossos .paes ou avós, como sej'am o pião, jogo do cafuné, o papagaio, etc., foram substituídos pelos modernos, cujas vantagens são maiores e melhores. . Se perguntardes aos vossos papás quaes as brincadei– ras dê que mais gostavam quando tinham a vossa edade, responder-vos-ão,_com certeza, que nunca brincar.aro· como. vós, gritando t~rmos éxtrán~eito~ como goal,. ?ff.-side, ,cor: ner e outros; brmcaram muito, sim, por,e,m o JU·JU, a bo_cca do forno, o caçador, a , gallinha e o gavião, a academia; quatro nações, pata-céga e mais jogos. · Hoje brincamos raras vezes tudo isso; po_rem, preferi– mos quasi sempre os desporto$ em moela e _qt;te constituem . ufna applicação dos exercícios com um fim ésp_ecial, corno sejam, a patinagem, o cyclismo, a equitação, o remo, a mar– cha, o salto, a pesca, o pugilato, a luta romana, a nãtação, a carreira, a esgrima, a caça e outros. Todos elles_são muito bóns, quando bem feitos e pra• ticados com intelligencia; e, se quizermos brincar; num cam– po, temos àinda o foot-ball, o gol/, o cricket , o wolley-ball etc. Se d íove e ficamos sem podei- sahir de casa, podemo_s recorrer ao boliche oú jogo das quilhás; aó bilhar, pim-pum _e, num salão, ão das ·prendas e á dança. - · , Convem notar que; -antes de nos entregarmos óú nos âedicarrrios a qualquer especie de desporto, é indispensavel uma inspecção medica, isto ' é, temos que pedir e seguir a _opi~ião~- m ~Ji~ico que, exa~in,ando _o nosso organ~sm_o, hos .füra qu ,uos Jogos que devemos evitar, porque, as · vezes, jgnora ~ o as nossas disposições organicas, andamos tão er– radámente na escolha de exercidos e j ogqs, que nos advêm resultados contraproducentes se não ·des~ados e~ lastimáveis: n Nesses jogos, ha ta'rribeni necessidade de um instructor sportivo·, dum mestre ou guia, -não só para fiscálízal-os e garantir a ordem e a ·justiç·a, como tambem para ·e vitar a fadiga ou cansaço que sempr:e nos- deixa em estado de aba- timento. - - ' , - a .- -- (1uer- no campo do inilitarísmo como no campó· da sci– encia · ou das artes, quer com a espada como com a pénna, só poderão ser =oons cidadã os estudando, como vós, ou "en– síôànâo,2regâ ndô' a'S 'tet'ras, ·culti:vmrd<J o câm-po~. dedican– do-se as sciencias ou ás ar:tes, aquelles .que forem foth~s. T>ois ã • saúde -clá 'ale.gr -ia, dá -perseverança, dá riqueza· e feliciâãd@. - . . - . . --
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0