PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:111111111111111i1111111111111111111111111u1111111n1IIIIIIIIIIHIIIIIIIIHIIHIIIIIIIIIIIIIIIH: ~'i PAL ES T RAS SEMANAES i~~ ·140 r'I= = ...... - :......................,...nllHHIIIIHIIIIIIIHIIIIIIIIIIIIHIHIIIIHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHli tar, mas, mesmo aprendendo com elle, precisamos mostrar– lhes que temos aptidões industriaes para não sermos annul– lados. Admittamos o extrangeiro que seja honesto, instrui– do, que nos traga capitaes ou iniciativas proveitosas; mas combatamos como indesejaveis os conspiradores contra a mo– ral, a -ordem publica e a nossa prosperidade economica. Fa-– lemos as linguas extrangeiras se pudermos, a bem dos nos– sos interesses, porém cultivemos melhor a nacional. Emfim, trabalhemos em todas as industrias uteis e serem·os bem fe– lizes quando pudermos dizer que as nossas casas, nossos mo– veis e utensilios e até nossos navios e armas de guerra, tudo que comemos e usamos, passaram pelas inãos de ope; a– rios brasileiros. Havendo patriotismo e instrucção, não en– contraremos obices, porque saberemos utilizar a força das nossas cachoeiras quando nos .falte carvão de pedra e a le– nha nas fornalhas das usinas, ou extrahir adubos chimicos da atmosphera parif fertilizar as ;terras de nossas ·culturas, quando não tivermos outr~s elementos mais facil de adquirir. -- .,
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