PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
511111~1111n111111111111111111111111u1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111; 1 142 ~)ª PAL ES T RAS SEMANAE S. i(~ 5.1111111111111111111111111,11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111.! 4.a PALESTRA J\ escolha"das profiss.ões Seguiu-se-lhe a professo_ra do 5. 0 anno, aproveitando o mesmo assumpto para interessar os alumn~s desde logo na escolha duma profissão futura. Disse-lhes que, antes de tudo, é um erro pensarem numà .carreira, como, por exemplo, a do officiál de marinha, só "pela vaidade de vestir uma .farda brilhante, tão bem acolhida em salões, corno em qualquer ou– tra parte de nossa sociedade. Os militares prestam muito bons serviços á Patria, a bem de sua ordem e soberania; mas o Brasil, por suas condições economicas, tambem precisa muito, como já se sabe, de quem explore e applique as suas riquezas pelas profissões de eogenheiros,, de industriaes in– telligentes e operosos, de commerciantes honestos, de chimi· cos ·e physicos e seus auxiliares, para que venha a exportar em abundanc.ia os seus productos e estes. sejam preferidos na concorrencia .cominercial com outros paizes. Desde a escola prirµar:_ia, entre os estudos e os jogos, podem todos logo pensar na escolha duma futura profissão, pois não devem ellas ser abraçadas pelo acaso da sorte ou impostas, ainda que-pelos paes, sem as vocações necessarias como succedia antigamente com a de padre ... Não se deverão enganar com idéas falsas. Todos os pro– fissionaes têm como os alumnos das escolas, as suas horas de repouso ou de folga, de accôrdo com as suas idades, po– sições ou riquezas. Todos trabalham, mas esse trabalho não é o dum escravo ou duma machina; ao contrario, é intelli– gente e sujeito a iniciativas pessoaes. Ha leis que o regulam a bem da saúde e do seu conforto durante a vida, no meio de suas familias. Se, desde a escola primaría, os estudantes são conduzi– dos a observarem os phenomenos da natureza, a admirarem tudo quanto constitue a grandeza ou a belleza dum paiz con– temporaneo, a se interessarem pelos problemas sociaes de sua Patria, a conhecerem a sua historia, as suas possibili– lidades de triumpho constante; bem poderão comprehender que, num paiz vasto como o nosso, possuindo climas e ceus differentes, mares, rios e montanhas, uma flóra uma fauna, e até uma geologia regionaes, ha mister de se preparar intel– ligencias para organizar-se o trabalho, nessas regiões. Os grandes rios da Amazonia banhando zonas fertilís– simas exigem a construcção de barcos adequados, indispen– saveis ao transporte de pessoas .e productos, e então a fun– dação de diversos estaleiros seria um grande meio de auxi-
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0