PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

- ~. ' • - _ _ -- :\.111111111111111111111111111i11111111111111111111111111111111111111111111m1111111m11.111111: 7~ A PAIXÃO E A FINALIDADE DO ENSINO §* rn :1111111111111111111111111111n11111111111111111u1111111111111111111unnu111111n111J11111111: presenta para mim e para meus dignos collaboradores o me– llior serviço que temos prestado á esta terra. E ' que a educação da mocidade tem um encanto ex– traordinario. Estamos habituados a vêr nos moços o que já Fnebel vira nas crianças, isto é, umas delicadas plantas hu– manas dignas de serem cultivadas com amor e •cuja varie– dade constitue um verdadeiro jardim vivo, cheio de attra– ctivos, de fulgores e de esperanças. Num collegio como o nosso, de instrucção primaria e secundaria, no qual se pra.tica uma coeducação á moderna, sobe de ponto esse enlevo em cuidar do desenvolvimento do corpo e da alma dos moços, porque o conjuncto de seus temperamentos e ele seus espíritos em actividade escolar com seus mestres, produz uma harmonia que dá a jmpres– são duma grande orchestra organizada para executar sym– phonias inspiradas no amor da 'Patria e da Civilização. A voz dos mestres ensinando aos discípulos e as ru– morosas expansões destes em prol do seu proprio aperfei– çoamento, num circulo · d.e affectos, num campo de acções salutares e de experimentos uteis, toda essa agitação no es– tudo e cultivo das sciencias, das lettras e das artes,. desde a gymnastica, o desenho, o canto e os exercícios militares até ás discussões e cogitações elevadas; ora entremeadas de festivaes amenizando o trabalho do cere.bro, ora de ses– sões litterarias, ordinarias ou solennes, animando a cultura geral; toda essa harmoniosa vida, intensa e constante, chega a- fazer-nos esquecer os soffrimentos moraes e materiaes-os obstaculos, as injustiças e as ingratidões-e eleva as nossas almas ás regiões dos marnvilhosos sonhos bem sonhados da educação, capazes de realização proxima ou remota. · A faina de preparar as gerações para um futuro me– lhor, habilitando-as para o trabalho util e para a virtude, torna-se até compensada pelo prazer do convivia com tan– tas creaturas intelligentes e affectuosas, pela satisfação --de assistirmos aos surtos de idéas e sentimentos, numa irradia– ção que augmenta sempre, á medida que se adiantam nos estudos. E ' como o lindo espectaculo das aves que se vão emplumando e encorajando, saltitantes, até desferirem o vôo com as suâs proprias ·azas, seguindo as suas aspirações e em busca de seu destino. Por isso1 costumamos dizer, com sinceridade, que nos sentimos bem em nosso posto de edu– cador, porquanto, entre as varias actividades sociaes, não conhecemos outra profissão que seja mais util, mais nobre, mais sympathica e elevada cto que a do mestre, maxime ro– deado de alumnos de bôa índole e de bôas disposições, que nos comprehendem e progridem facilmente por esforço proprio . ________, _ _ , I -

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0