PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

... :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111:i: ~'-ª PAL ES T RAS SEMANAE.S !~~ 137 ,,: =""'--- ' 5HHlll~IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIHlllllllllllllllllllllllllll!IRIIIIIIIII= ,e outros trabalhadores honestos com o gatuno, o assassino, o jogador de profissão, os malandros e garotos sem presti– mo, para affirmar que estes são verdadeiros microbios da sociedade, pois só servem para exercer um trabalho funes– to ou reprovado. E termina concitando as crianças ouvin– tes a prezarem os bons trabalhadores; embora de mãos cal– losas, menos felizes qu_e ellas, por não puderem frequentar escolas e serem condemnados a um trabalho sem tr.éguas, onde consomem as energias com menos lucros e vantagens do que os intellectuaes. Quando, em . brev~. houver em todo o Brasil, muitas escolas profissionaes, onde todos possam aprender e melhorar os seus officiqs e profissões vocacio– naes, então os operarios deixarão de ser julgados entes sub– alternos e inferiores pelos que não comprehendem Q val9r do trabalho e, certamente, serão . mais felizes, porque poderão dar ao seu officio um desenvolvimento e proveito mais lu– crativos e menos penosos. Entretanto, continuarão. de mãos callosas e todos nós lh'a.s ap~rtaremos com satisfação, pelo mesmo motivo, emquanto forem probos.

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