PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
.-,_ Palestras semanaes Como explicação Em capitulo anterior encarecemos o processo de edu– car -por meio de colloquios constantes com os nossos discí– pulos de todas as classes, a que elles tanto se habituaram .que . esperam sempre o dia costumado para receber nossos con.., selhos e adquirir mais conhecimentos uteis ao seu desenvol– vimento physico, moral e intellectual O assumpto nunca lhes é de todo desconhecido e, por isso mesmo, logo .o compre– hendem, acceitando as idéas expostas, de maneira attrahente -e accessivel como fazem as professoras. do Curso Primario, sempre ouvidas com attenção e applausOs. . Na impossibilidade de reproduzir todas ellas, nas series em que se enquadram, aqui registamos .as quatro series mais .coordenadas, versando sobre os seguintes themas: Trabalho Profissional, Cultura Physica, Educação Moral e Hygiené. Entretanto, as demais palestras não foram menos inte– ressantes, como as relativas á Defesa da Escola, e aos Li– vros çl,e bôa leitura, incluindo contos originaes com o .mes– mo fito pedagogico. Por isso, as que formam o presente ca 0 pitulo vale.rão apenas por uma prova de nosso methodo e da idoneidade de nossas professoras. * * * t.a SE~IE O trabalho profissiof?-al t.a. PALESTRA r(onremos o trabalhador honesto Suggeriu esta primeira serie um incidente entre dois alumno~. um dos quaes recusára apertar a mão do outro por achai-a callosa como a dum trabalhador de enxada. A palestra espontanea fei~a a todos os alumnos ~o Cur– ·so Primario, a proposito ,desse incidente-, foi como um hyrnno
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