PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: )~ METHOOOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~* 131 :.111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111115 Obser"a~ões espeeiaes Os docentes, dedicados á sua nobre profissão, pensarão em seus discipulos não só. durante os trabalhos educativos de suas classes como fóra delles. A preoccupação psycho– logica deve começar pela distincção a fazer entre os discipu– los mais ou menos bem dotados de intelligencia, para que não seja exigido o mesmo esforço ou resultado de todos igualmente. Todos os professores devem conhecer e praticar, nesse sentido, os conselhos pedagogicos de Alfredo Binet em seu precioso livro, resultado de observações acuradas, intitulado «As modernas idéas sobre as crianças)). Em todas as occasiões que se lhes offereçam, devem ministrar conselhos moraes dando combate á mentira, ás brigas nos recreios; incutir aversão á «gazeta)), aos jogos de azar, ao tabaco, ás bebidas alcoolicas, aos maus tratos dos animaes inoffensivos, ninhos, passaros e plantas; e bem assim o respeito para com os monumentos, jardins e edificios pu– blicos ou particulares, de modo que não sejam damnificados. Quando a conversa recahir sobre o Brasil, cumpre sali– entar sua producção, riquezas naturaes, territorio e maravi– lhas physicas, insistindo sobre o trabalho agrícola e indus– trial como condição de prosperidade particular e geral. A leitura de artigos de jornaes e revistas não deve ser esquecida, quando tiverem merecimento pedagogico. Os alumnos devem habituar-se ao uso do diccionarió que hão de ter sempre ao alcance de suas mãos. Cada mestre procurará fazer uma selecção de poesias adequadas á sua classe, além dos hymnos e canticos entoa– dos no Collegio, para que os alumnos os comprehendam, de– corem e recitem.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0