PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

128 :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSÓ PRIMARIO ~< :,11111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: já introduzindo-lhes ingredientes chimicós, já estrumes ou adu– bos, entre os quaes residuos de animaes e vegetaes. F alare– mos dó modo de melhorar e augmentar os productos vege– taes pelp enxerto, poda·, etc., dos meios de irrigação e, por fim, dos instrumentos agrícolas e dos trabalhos do campo, combatendo a rotina da velha cultura. No reino mineral, recapitularemos pelo mesmo methodo as differentes substancias ou as chamadas ·riquezas mineraes que têrri valor economico e depois ·explicando-lhes intuitiva– inente a composição dó ar atmospherico das chuvas, do or– valho, da agua :potavel e, descendo a indagações ·mais pra– ticas, a fapricação do sal, do vidro, da polvora e outros ex– plosivos. Falaremos das qualidades do mármore; do porphyro, alabastro, etc., da lapidação dos diamantes, •da fabricação des betumes, ciment0s ·e outrós concretos e, do mesmo modo, da .porcellana e louças inferiores. . -Sobre metaes, especializaremos os de uso commum e os combustiveis; a comp.ósição de aço, bronze, lata, flandres ê falaremos das qualidades de todos elles e do seu emprego até na illuminação, por meio de gazes. Como..bem se comprehende, o assumpfo é vasto e éom– porta muit~s lições, sendo a sua maior difficuldade talvez a de não · sahinrios :..do terreno puramente pratico e intuitivo, para entrar, em estudos technicos que as crianças .não podem ainda -comprehender. · ]'las palestras do 6. 0 anno ..,, Em primeiro •lugar, teremos de completar o estudo so– bre os tres reinos da natureza iniciados nos atmos anterio– r-es, porém, imprímindo agora um certo cunho •scientifico a essas lições, ·embora procedendo sempre de maneira que os nossos alumnos as recebam com prazer e interesse. Assim, falando nos mineraes, lhes explicaremos sua formação, mos– trando como partículas julgadas insignificantes se reunem -para formal-os, indicando as qualidades intrínsecas e extrín– secas das mesmas, tratando da sua origem, duração, modo de crescimento, etc. · No reino animal especializaremos o estudo do corpo humano; estudaremos os diversos orgãos e apparelhos nelle contidos como o digestivo, o circulatorio, o respiratorio, o eerebro, os orgãos dos sentidos. Serão indispensaveis as no- ções de anatomia e physiologia. . O estudo dos vegetaes deve ser feito sob o ponto de .vista_tambem physiologico e taxionomice e, neste sentido, ini-

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