PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
:l111111111n11111111111111111111111111111u111111111111111111111111111111JÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII: 126 ~)~ MET~ODOL,ÓGIA PRÁTICADA NO CURSO PRIMARIO ~~ 51111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111115 animaes funccionando (estomago, . rins, . coração, orgãos ap– prehensores, etc.) e entre os .vegetaes, as raizes, o tronco, os galhos, as folhas, etc. Quanto aos mineraes, basta dizer-lhes, evitando o etro commum de o.s considerarem inanimados, que estes «corpos brutos» · têm, ao contrario, uma vida especial, pois crescem, são formados de atomos, dispõem de propriedades intrínse- cas, que só mais tarde lhes serão expostas. · Finalmente, tratando-se do proveito a tirar dos seres da natureza, não devemos deixar de explicar que, assim como os ha de muita utilidade para a nossa vida e para as bel– l~zas 'da civi!ização, · assim tambem existem o_utros prejudí– ciaes ou nocivos. Nesta ultima parte, o assumpto torna-se até bem attra– hente e interessante para as crianças. Imagine-se quanto ellas podem alegrar-se quando lhes falarmos do leite, na in– dustria dos queijos e da manteiga, dos fructos saborosos, dos cereaes e dos alimentos feitos com elles, das batatas, dos legumes e hortaliças mais apreciados, dos doces de cas– tanha e de cacau, das carnes das aves e outros animaes, in-' clusive os peixes, dos ovos·e sua· excellencia como alimentos, do nosso café, nosso matte, nosso chocolate... Muita cu– riosidade mostrarão, se nos occuparmos da to.squia dos car– neiros pàra a industria das lãs, da cultura do bicho da seda ou das· abelhas, do cortume dos couros, da pesca das pero– las no fundo do mar, da formação dos coraes, do nacar e car– 'mim, etc. Como procurarão saber as madeiras mais bellas: ou fortes com que se- fabricam os moveis, os remedias ve~ getaes e m~neraes com que nos curamos, as materias argi-· losas de que são feitas as talhas e a louça, ó marmore, o gesso, o jaspe das estatuas e dos tumulos, os crystaes e as pedrarias de adorno, os artefactos de ouro, prata e doutros rnetaes uteis ! E, certo, ficarão' interessados em conhecer as plantas ·nocivas para os animaes como a douradinha ou a cicuta, etc.; como são prejudiciaes os lagartos, gafanhotos, as formigas, os cupins, os ratós e outros roedores; certos peixes como o polvo, o puraqué, o tubarão, as piranhas, alem de traças, pulgas, percevejos, mucuins, as moscas e mosqui-· tos, etc., tão inferiores em merecimento natural aos gados, ás borboletas, abelhas, pyrilampos e outros seres bellôs--e· proveitosos. Nas palestras do 5. 0 anno Como ·a esphera de éonhecim~nt,os hauridos nos annos anteriores deve ir augmentandó -pregressivamente, é mistér
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