PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
t ' :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: )~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~(~ -~ Su111111111111111111111111111111111111u11111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~as pal~stras do 4. 0 anno Como é de conhecimentó elementar, devemos sempre recapitular a materia estudada· em· anno . anterior e, neste sentido, é indispensavel que reclassificando os seres .nos tres reinos da natureza, aprofundemos bem as differenças entre os animaes vertebrado·s e os invertebrados, falando do es· queleto, do espinhaço, do cerebro e dos memqros, etc., .em comparação com o corpo_dos in\'.:ertebrados, mostrando que estes não têm pelle, nem ossos, nem espinhas, que são mol– les e não possuem sangue v:ermelho, pelo que são conside– rados animaes inferiores. Cabe aqui dar algumas particulari– dades ·sobre elles, tratando das medusas, dos ouriços do mar ou dos infusorios e até dos microbios que hoje combatemos pela hygiene. Na classe dos -mammiferos, citaremos os animaes mais intelligentes do que os d 'entre ovíparos e basta comparal– os, diante de um album zoologico, para comprehendermos como os primeiros são mais bem organizados que os segun– dos , embora, entre estes ultimos, as aves tenham a grande vantagem de devassar os ares, os peixes a de viver na pro– fundeza das aguas, a cobra de ser um prodigio de agilidade, apezar de sua organização extranha. No reino vegetal, in– sistiremos tambem em distinguir, entre os typos das arvores, os mais bellos · exemplares, e bem assim nos arbustos e nas hervas, lembrando as curiosas plantas carnívoras, as sensi– tiva_s e as de raizes aereas; e, no reino mineral, mostrare– mos as qualidades especificas das pedras, dos metaes e das substancias chimicas, como a agua, o ether cosmico, a atmos– phera, etc. Entre as substancias petreas devemos logo informar os alumnos sobre as mais trabalhadas como a argila, o sal gem– ma e o marinho, as pedras preciosas, o crystal de rocha, o sílex, o jaspe, a pedra, etc. Entre os metaes, o ferro, o chumbo, o cobre, Q estanho, o zinco, a prata, o our9, .a pla– tina, o enxofre, a turfa, a plombagina, o aluminio, etc. Dados estes conhecimentos, voltaremos a estudar os se– res dos tres reinos em sua organização, no sentido de ex– plicar sumariamente a sua physiologia ou funcções, pelos di– versos orgãos de que_são dotados para poderem viv~r. Urna comparação com çertos objectos materiaes poderia dar aos nossos alumnos uma comprehensão' mais facil e intuitiva sobre o assurnpto. Por exemplo, mostrar-lhes-emos uma· bicycleta, uma machina de costura, uma locomotiva ou qualquer ou– tro producto do engenho ou industria humana, ao seu al– cance e conhecimento, e então a& diversas peças em ovi– ment9 12oderão dar a_i~éa dos varios or-~ã~s ao§ co!"pos dos
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0