PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

..a, :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: 124 ~)~ '!1ETHODOLOGIA PRATICADA NO C~RSO PRIMARIO ~:( :,1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111&: qua nto á sua existencia, citanto os pontos differenciaes. Po– deremos, portanto, indagar delles qual a forma de outros seres conhecidos, variando sempre e perguntando o que um tem e outro não tem, até que, pela · enumeração de quantos a professora quizer citar, elles se .tornem habilitados a elas· sifical-os pelos tres reinos. No animal, não nos será difficil, á vista de quadrós mu· raes ou albuns zoologicos, ensinar quaes são os animaes mam– iniferos , por classes, desde os humanos e os irracionaes mais inter essantes como os símios, os carnivoros, os felinos, os pachidermá's, os ruminantes por sua organização. Tambem as classes/ de oviparos são de facil comprehensão, desde as aves de rapina, os corredores e pernaltas, até os galliriaceos µiais familiares; e, deste modo, ensinaremos a classificar os reptis, os batrachios e os peixes, etc. . Tambem os invertebrados, a partir dos mais conheci– dos e interessantes, podem ser estudados summariamente, como, por .exemplo : o vagalume, o gafanhoto, a borboleta, as aranhas, bem assim os crust~ceos, moUuscos até os infu· sorios. Não <:levemos esquecer que taes lições podem ser en· tremeadas de pequenas historias, falando-se do rapto de uma criança por uma aguia, lucta entre os animaes felinos, ca: çada dos elephantes, a pesca ,da baleia no alto mar, etc., ci– tando os instrumentos e , os processos apropriados para es· sas emprezas, ou contaF lendas sobre alguns ariimaes, como por exemplo, magnetização feita pela cobra ou sapo, etc. Quanto ao reino vegetal, podemos adoptar o mesmo systema, mandando fazer a comparação entre as arvores, hortaliças e as outras plantas menores. Nessa parte, procu· raremos estudar com elles tambe.m a fórma desses vegetaes indagando, por exemplo, se será possivel confundir-se um pé de couve com uma roseira e esta com um abacateiro, etc. Então, não será difficil distinguir outras especies entre as hortas, os jardins, os porriarés e os · bosques, assumpto que, aliás, é indicado_pelo programma official. Quanto aos mineraés, parece-nos que a tarefa não será -difficil, porque os alumnos já fizeram no 2. 0 anno, a distinc· ção entre as especies de· pedras e de metaes; e, portanto, saberão classificar bem como pedra o granito que calça as ruas , o marmore ·que forma as estatuas, o barro e a pedra que estão nas paredes e, sobretudo, as joias que adornam as pessoas, e, do mesmo mqdo, com os metaes, o chumbo dos ~ncanainentos, o ferro de que são feitos.. os pregos e as machinas,- o ouro das pulseiras e dos- bFincos, ij- prata das baixellas ricas e, .assim po,r diante, a : Platina, · o cobre, p bronze e .tanto outros -metaes. 1,,

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