PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

.J, :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: ~i MÉTHODOLOGIA PRATICADA NO CURSÓ PRIMARIO ~(~ :t1111111111111111111111111i111111111111111111111111111u11111111u111111111111111111111111111111! Amplia~ão dos programmas ]'las palestras do 2. 0 anno 123 ~ Dizer que a n_atureza e o espaço envolvem a terra em que _vivemos, que tudo o que nos cerca,; desde as nuvens até o centro da terra, pode ser distribuido em seres e estes se– res classificados em tres reinos: animal, vegetal e mineral; que, de facto, o espaço é occupado pelos corpos diversos desde as chuvas até as cousas mais ínfimas ou insignifican– tes; que estes seres ou corpos ou são organizados ou inor– ganicos, pertencendo ao primeiro os reinos: animal e vege– tal. Indicar os corpos organizados, fazel-os lembrar nó maior numero .possivel para depois explicar porque se acham or– ganizados, ao passo que os outros são inorganicos e têm uma vida especial e quasi eterna. Por fim, satisfazendo o programma Official, explicar a divisão dos animaes . verte– _brados e invertebrados e os vegetaes em arvores, arbustos e plantas, fâzendo a distincção entre os mineraes, pedras e metaes. Convem lembrar o que 'já dissemos em outro artigo, isto é, que as primeiras lições sobre os animaes, para serem bem attrahentes devem ter por a!'isumpto seus instinctos nar– rados em pequenas historias inventadas ou não etc. E assim por diante, quanto aos seres ·dos outros reinos. ]'las palestras do 3. 0 anno Para executar o programma do 3. 0 aimo, ~egundo a seriação das idéas manifestadas por minha , distincta col}ega da cadeira· do ·2. 0 anno, tendo por objecto « diHerençar as..– formas entre os seres dos tres reinos da Naturei.;a, enume– rando-os no reino animal e classificando-os á vista de qua– dros ou de albuns adequados)), seja-me licito ensaiar aqui estas modestas instrucções, que, aliás, tomo para mim mesma. Penso que deveremos começar escolhendo em cada um os seres mais conhecidos dos nossos alumnos . para melhor instruil-os s,obre esta parte. . Assim, por exemplo, mandaria fazer a comparação en– tre um menino, uma goiabeira · e · uma grande pedra e logo comprehenderiam a differença existente quanto á forma como

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0