PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
122 :11111iii111111111111111111111111111111111111111111111~•·········································= ~)ê METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRIMARIO ~< 5111111111111111111111111111111u111111111111n11111111111111111111111111111111111u11111111111115 Assim, ella achará e reconhecerá o objecto pelas im– . pressões tactis que recebe, apalpando-o. O mestre explicará tambem que, da mesma forma que existem objectos facilmente percebiveis pelo tacto, outros ha que offerecem difficuldades. Querendo distinguir-se, por exemplo, uma pessoa de outra, o professor mostr~rá como, para tal fim, se deve utilizar de certos meiqs que possam caracterizar facilmente um dos indivíduos. Da mesma forma, o professor . agirá quando necessa– rio for, ministrando ao alumno os meios de, pelo tacto, dis– tinguir os objectos formados de substancias rijas ou bran– das, como moedas, objectos de chumbo, de ouro, de vidro, cobre, ferro, couro, borracha, cortiça etc., convindo, entre– tanto, ..adiantar que, neste caso, o que guiará a intelligencia ao conhecimento dos olJjectos será o estudo das suas pro– priedades particulares e taes são: a consistencia, aspereza, peso etc. . , O professor accrescentará mais que, se tratando de certas especies de grãos, trigo, aveia, ervilhas, milho, favas, feijões, arroz, farinha etc. no seu conhecimento prevalecerá sóbre tudo a forma, podendo tambem servir outras proprie– dades. Quarito a outros objectos, como sejam retalhos de seda, ·algodão, lã, papel ordinario·e de escrever,. o profe~sor agirá fazendo o alumno distinguil-os pelas suas propriedades es– senciaes, aspereza, macieza, consistencia etc. · Ainda pelo tacto, o alumno poderá distinguir perfeita– mente as substancias quentes e as frias. · Igualmente; pelo tacto, o alumno pode conhecer- os so- 1idos geometricos variados, se já teve occasião de estudai-os ou desenhal-os, gravando assim a sua forma e consistencia. Para praticar esta propriedade tactil, o professor apre– sentará ao alumno varios solidos differentes como, por ex– ·emplo, o conoide, .o cone, o cylindro, a esphera etc. e elle, apalpando-os; de olhos .vendados, dirá as suas especies, con– forme o contorno de suas faces e demais caracteristicos. ldentica operação sé· fará executar em tratando-s.e de cousas flexiveis, dobradiças, soluveis, asperas ou lisas, pega· diças, escoq-egadia.s, inescorregadias, frageis, resistentes, porque o tacto facilmente assignalará as suas propriedades e guiará o alumno á sua classificação. ,.. = .. l
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