PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

r L :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: /2i METKODOLOGIA PRATICAD.A NO CÜRSÔ PRIMARIO ~~ 121 :,,1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111i1111~111i111115 do-se assim -pr ivada · de gozar o ·sabor que outro · sente ou provar uma fructa appetitosa, um dóce ou qualquer outro ·alimento gostoso, sentirá grande pezar,~principalmente se já coi;iheceu 0s bons sabores, antes da molestia. O prazer _da mesa não deve ser exagerado: Mostrará por fim o mestre ou mestra aos seus alumnos todo o mal que cá.usa o excesso de comtda ou de bebida, fazendo U:ma ligeira "lição de hygiene da alimentação. Lembrará a má fi– gura e os incommodos dos obesos e das pessoas de esto– mago dilatado"e dará as regras de civilidade e de hygiene á praticarem-se durante a mesa. · ' As idéas de sobriedade ou frugalidade devem ser logo suggeridas, e betn . assim a ·de temperançá, condemnando-se, pqr exemplo, as _bebidas alcooliças e o uso do tabaco, que tanto· prej~dicam a saúde e viciam ó paladar, podendo-se ainda discorrer sobre a conveniencia de limitarmos os 'nos– sos alimentos ás massas, ·hervas; leguríles, ovos; lacticinios e fructos, ~xcluindo a carne do~ quadrupedes, se for •possível. O tado Naturalmente, o que primeiro se nos impõe, como pre~ liminar, é a necessidade de fazermos conhecer ao alumno o orgão deste sentido, definindo-9 como um sentido primor– _dial que nos torna capazes d~ reconhec~r, os objectos pelo contacto da pelle. Desta resumida definição o alumno de– prehenderá que o tacto se exerce em toda .a epiderme que cobre o corp'o e~ por isso, convem mostrar-lhe que este sen– tido tem mais aperfeiçoamento nas mãos e, mormente nas pontas dos dedos, ajuntando que éste facto ·é de maxima im– portancia, pois, na falta de outros sentidos, o tacto se ma,– _nifesta tão acc~ntuadamente que causa admiração. E' assim que o cégo educa p taoto com mais cuidado que as pessoas que têm •vista, tornando tal sentido possui– dor de uma .sensibilidade extraordinaria, guiado pela intelli– gencia. ,O que se pode apalpar: O professor fará compre– •hender ao alumno que se pode apalpar todos os objectos .materiaes para distinguir-lhe a forma e natureza, e dahi a .sua importancia. Pa~a o aperfeiçoamento deste, sentido, o mestre pode exercitar os alumnos, principalmente fazendo, como ensina Calkins, isto é, mandando a criança metter a mão num sac– co fechado e procurar uma bola ou um lapis misturados a outros objectos.

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