PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

::111HHIIIIHIIIIIIIIIIIHIIIIINIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII: ➔~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSQ PRIMARIO ~~ 1 Hi 5at1NlftllllllllllllllllllllllllllllllHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII= Pratiea das li~ões sobre os sentidos J-. visão Por' onde vemos: O alumno dirá, naturalmente, que vê pelos olhos e a professora fará ainda perguntas sobre este orgão, no sentido de descrevêl-o em suas partes, tanto quanto estiver ao alcance dos conhecimentos e da intelligencia tenra; dos seus alumnos; mostrará a utilidade de cada: um· e apro– veitará a occasião para suggerir a importancia desse senti– do, de maneira a considerar-se feliz aquélle que o tem são e perfeito. Pode ainda fallar da belleza e qualidade dos mes– mos orgãos visuaes e comparai-os com os dos animaes irra– cionaes. Do mesmo modo falará sobre a hygiene a· manter a res~ peito delles, mostrando a consequencia da falta de cuidados: Quando se vé e quando não se vé: Sobre este ponto· a professora, sempre procurando conseguir que a ' criança acerte por si mesma, mandará que feche os olhos ou que os tape ou véde e perguntará se basta estarem abertos para ver; falará dos olhos de vidro; da luz natur·a1 e da artificial; e, por fim, da fraqueza da vista attestada pela diminuição do volume dos objectos que se afastarem ·de nós, como os balões e papagaios de papel e da existencia de instrumentos que augrnentam a visão. Indicar esses objectos. O qúe a criança vé primeiro : Aqui a professora fará que o alumno reflicta sobre a sua infancia anterior para 1embrar-se das primeiras emoções, ao ver sua mãe, seu pae, pessoas de sua familia, alimentos, brinquedos, vestuarios, anirnaes domesticas, etc. O que se pode Vf7 fóra de casa, nas ruas da cidade, nos campos ou em plena ·natureza: De dentro da casa a criança passará a citar os objectos vistos fóra della e a ·professora indagará de tudo que se pode ver . nas ruas da cidade, como nos campos ou em plena natureza: casas, mo~ nµmentos, ruas, praças, transeuntes, vehiculos, estradas, cam– pos, bosques ou mattas, aves, caças, rios, lagos, mares, pei: xes, embarcações, balões, aeroplanos, nuvens, astros, etc. A criança começa assim a distinguir perfeitamente en– tre a cidade e os campos e a comprehender a vida diffe– rente entre uma e outros. O que ~e vê na escola : Chegados· a· este pas~o já não haverá mais difficuldades para os alumrios; elles saoerão men– cionar todos os seres e objectos que os~cercam na escola, a começar pela professora e seus collegas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0