PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.
=11111111111111111111111111111111111111111111111i11i111111111111111111n1111n11n111n11n1una: ➔~ METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO .PRIMARfO ~~ ~ ·=1111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111115 pelos professóres das scienciãs respectivas; :e crêã uma _ca– thegoria para as relações de causa e e/feito, como nos ex– emplos do som da campainha ou sino e da explicação do or..– valho. Nestas lições devemos guiar, •dirigir, rectificar e desen.:– volv:er as observações das theorias que as cr:ianças formam • por si mesmas, quando explicam as cousas até por idéas áb: surdas, como a da pedra do raio, ·por exemplo. E nos de– vemos limitar ao empirismb, isto é, á experiencia .propria dos ,discipulos, que -é a essencia .mesma d_as liçqes de cousas >r. A do 2. 0 anno assim ampliou a materia-: « Em um despretencioso trabalho, por mim offerecido o anno passado a este brilhante orgão do Gremio Litterario · .({Joaquim Nabuco», aventurei-me a tratar de lições de Cou– sas, procurando achar uma. organização ou curso e distri– buil-o pelas classes dos estudos primarios, consoante idéas trocadas com o nosso ·prezado Director. Mas, depois de termos todas as collegas praticado o assumpto, verificámos que essas palestras assim organizadas, para que fossem mais uteis, deveriam estender-se pelo cur– so complementar, onde os alumnos entrariam levando bem nitidas as noções de sciencias naturaes, para melhor apreci– ai-as e applical-as, sobretudo no interesse de nossa agricul– tura, avicultura, apicultura. e pecuaria. Assim, ampliando -o que eu- disse então, poderíamos tentar a empreza do seguinte modo : . No 1. 0 anno as lições constariam de palestras e exerci– cios sobre os sentidos corporaes, pelo modo como já tem sido exposto tão intuitivamente pelas minhas collegas. No 2. 0 anno, seriam dadas as generalidades sobre os tres reinos da natureza somente. No 3. 0 anno, mostrar-se-ia a differença de forma entre os seres dos tres reinos, enumerando-os no reino animal e classificando-os á vista de quadros ou albuns ade– quados. No 4. 0 anno, estudar-se-ia com os alumnos a orga– nização dos seres, sua nutrição, crescimento, etc., e bem assim a utilidade a tirar delles, não só para a nutrição como para as industrias. Nos 5. 0 e 6. 0 annos, estudar-se-ia nossa fauna e nossa flora, bem como nosso solo, sempre in– tuitivamente, mostrando a necessidade de melhor conhecei-os para utilizai-os. Por exemplo: falar-se-ia dos cereaes e sua cultura, dos nossos productos regionaes, do amanho dos campos, sementeiras e colheitas; das nossas florestas pro– ductoras das chamadas madeiras de lei, dos nossos campos de criação, do cruzamento de animaes para melhorar as raças,
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0