PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

-, :111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: --¾i METHODOLOGIA PRATICADA NO CURSO PRl/,1ARIO i*- -109 !111111n1u111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111S: circulo, segmento, sector; secante, tangente; polygonos, po– lygnos regulares : area e perimetro, regras praticas para variação ·das areas de triangulo, parallelogrammos, trape– zio, polygonos regulares, polygono qualquer, circulo e se– ctor. Por fim, será feita applicação da medição das super– ficies a problemas de uso commum. Desenho Curso infantil-Desenho á mão livre de modelos de objectos de uso commum, ou bonecos e brinquedos.-(O re– sultado será obtido pela dedicação do professor que deverá ~orrigir, explicando e mostrando onde estão os defeitos). Curso elementar-2. 0 anno-Desenho á mão livre de modelos de objectos de uso commum alternados com solidos geometricos.-(Poder-se-á formar grupos de dois brinquedos, dois objectos e um solido). . . 3. 0 anno-Desenho á mão livre servindo de modelo so· !idos geometricos em grupos, alternados com desenho de ima- ginação. · 4. 0 anno-Desenbo á mão livre de modelos obtidos com grupos de varios solidos geóinetricos alternados com as se– ries simples dos baixos rele,vos ( da Collecção Monrocq, de Paris). . Curso complementar-1. 0 anno- Desenho á mão livre de modelos em baixo relevo, series de ornatos de flora e de fauna ( da Collecção de Monrocq, de Paris). 2. 0 anno-Desenho á mão livre de modelos em baixo relevo, series de figuras ( da Collecção Monrocq, de Paris); copia de planta natural; ornamentação estylizada. · •

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0