PORTO, Arthur. Escola brasileira: (ideias e processos de ensino). Pará: Clássica, 1923. 312 p.

:111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111: 108 ~)~ METHODOLOGIA PRATICADA NO cuaso PRIMARIO ~< S111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111i Instrucçâo Publiéa. Conversa sobre as questões de nossas fronteiras. Serviços do Barão do Rio Branco e de Joaquim Nabuco. O exercito e a ·marinha nacionaes. 2. 0 anno-Revisão e continuação da materia pela lei– tura de livro adoptado, visando, nesta ultima parte, . definir bem o melhor caracter moral do ser humano por uma edu– cação cuidadosa, racional e scientifica. O estudante perante a sua consciencia. Para instrucção civica, recapitular a materia anterior e completai-a pelo estudo de nossas constituições federal e estadual, mostrandq as suas instituições e regimen politico e sua harmonia.· Distinguir Politica, Civismo e Partidarismo. Deveres para com os symbolos nacionaes: a Bandeira e o Hymno. Combate ao analphabetismo. Louvores ás iniciati– vas do trabalho util, nas industrias· e nas lettras. Como po– derá o Brasil · conservar uma posição honrosa no concerto das nações civilizadas. Geometria No curso complementar, haverá lições de geom'etria pratica, de accôrdo com as seguintes instrucções: O objectivo das primeiras ~ições será familiarizar os alumnos, por meio de observações e comparações adequa– das, com a forma e a nomenclatura dos solidos geometricos, dos mais simples que possam ser sujeitos á sua analyse e que já lhes não seJam totalmente desconhecidos por haver objectos vulgares, cuja forma tem a maior analogia com a desses solidos, auxiliando-os na acquisição, pela vista e pelo tacto, de idéas definidas . de formas e conduzindo-os a ex– pressar correctamente suas idéas. Partindo do conhecido para o desconhecido, do simples para o composto, do concreto para o abstracto, iniciar-se– ão as lições de formas pelo cubo, ou «dado», definido por superficies planas e eguaes entre si; o cylindro, o «rolo», de– finido por uma superficie curva ou.por superficies planas, de– finidas por linhas eguaes, mas differentes das que especiali – zaram o cubo. Successivamente, e nos referidos solidos, se· gue-se a analyse da superficie, plana e curva, da linha; re 1 cta e curva e, finalmente, do ponto. · Adquiridas as .noções praticas de solido, superficie, li– nha, linha recta e curva, estudar-se-ão as perpendiculares, parallelas e obliquas e far-se-ão construcções graphicas, umas sobre a linha recta, p-or meio de perpendiculares e pa– rallelas, angulo, angulo recto, angulo agudo, . óbtuso, raso e nullo; lin};ia curva,_ circumferencia, raio1-- diametro, ·cord~;, • \

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