FREITAS, Joaquim Pedro Corrêa de. Ensaio de leitura: para uso das escolas da amazonia. Pará: [s.n.] 1910. 447 p.

-228- Amazonas por meio de barcos a vapor. Essa ideia gran- ~ diosa, proposta ao governo geral sob condições vanta– josas para o mesmo governo e para a Provincia, foi regeitada, tendo, ent,etanto, sido aceita uma outra menos vantajosa, apresentada por Irinêo Evangelista de Souza, depois Barão de Mauá. O procedimento do governo, posto que injusto, não desanimou ao illustre paraense; ao contrario, como bom patriota, enthu– siasmou-se pela ideia e applaudiu-a de coração. por que, com a navegação do Amazonas, elle via no horisonte a_ aurora do engrandecimento ie toda a Amazonia, que , um mundo de grandezas. Em 1866 concebeu um novo plano de navegação doa nossos principaes rios e p6de conseguir do gonrno da Provincia um contracto para navegar, mediante sub– nnção, certos e determinados rios, como Mojó, Cai– n.ry , Acará, Guamá etc. Quando a morte o snrprehendeu em 1 ° de Março de 1870, elle havia organisado novo plano de navegação a vapor nos rios affluentes do Amazonas e Tocantins. A navegação externa tambem mereceu-lhe seria e particular attenção. O commercio com a InglaterPa, Estados Unidos, Por– tugal e a França, sendo feito exclus_ivamente por algun1 aubditos dessas nações, os quaes impunhão, como lhes parecia, o preço d01 generos de exportação e impOl"• tação, prejudicava muito os interesses dos negociante, brazileiros. João Augusto lembrou-se então de acabar com e1se monopolio e conseguiu ·realisar o seu intento.

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