FREITAS, Joaquim Pedro Corrêa de. Ensaio de leitura: para uso das escolas da amazonia. Pará: [s.n.] 1910. 447 p.

-9- peis de seu sogro, que Colombo começou a preoccupar– se com a idéa de um novo caminho para chegar á lndia. Tinha então começado a carreira das descobertas modernas, collocando-se á frente dessa cruzada civili– sadora D. Henrique de Portugal, filho de D. João 1°. Colombo revelou o seu inspirado plano a Paul_o Fos– canelli, sabio geographo de Florença, que, applau– dindo muito a idéa, fez-lhe presente de um mappa do mundo em que se encontravam as Indias defronte da Hespanha. Este importante documento e o teste– munho dos pilotos, que, navegando leguas ao Occi– dente das ilhas_dos Açores, contavam ter visto grandes cedros com formato de canoa e cadaveres de homens brancos e da côr de cobre com traços muito differentes dos das raças européas, asiaticas e africanas, con– venciam a Colombo da existencia de terras occultas pelo oceano. Era, pois, necessario transpôr essa grande massa d'agua para mostrar a verdade de suas convicções. Mas como fazel-o? Elle e seus amigos eram ·pobres; a expedição exigia muito dinheiro : resolveu _recorrer ao rei de Portugal D. João II. Este monarcha submetteu o projecto ao exame de um conselho de sabios e políticos. O parecer deste conselho foi desfavoravel e considerava Colombo um visionario. Indignado pelo modo por que os sabios de Portugal o trataram, outro mal ainda maior veio roubar-lhe a consolação e o alento do coração : Filippa, sua es• posa, a quem idolatrava, morria em seus braços J 1.

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