Discurso sobre a HISTÓRIA DA PHILOSOPHIA e DEMONSTRAÇÃO da EXISTÊNCIA de Deos
r_;;.,~_i:.-..~~:__ : ,. _. ~_ .. · ... · ·; . . ' . • · . . . ;.'° ·'j-~ni •de fortuna, corl'<~o a Alemanha; a Húiigria, ·1 • .a 1 tal ia , à Suissa , a Rollanda , ~ de volta á Fran.,. ·.ça , sua Patria , dco á luz as Causas àa Grandeza e . ·Decadea:c ia dos Romanos , O illustre .Escripto1· acha as Causas da Grandeza dos Romanos no amor · !da Patri~ , <la observancia das Leis , da Sobriecla.,.. .·de , no . rigor <la Disciplina ~lilitar , e no princiT' 1)io • em que ·sernprn esti:ei:ão o,s_ ~lomanos ·, de :não .fazer a ·paz senão depois das vrntorias. Acha a sua Oecr\dei1cia no augmento mesmo µo .Estado , no {oFO <le Cidadão eoncediclo á todas as Nações ' na ·corrupção dos costumes introcfuzida pelo luxo :Asi atico, nas proscripções de Sylla, na nccessida ... · •• ~e de mudarem <le ma xi mas mudando de ·Governo , ,e na divisãq (ltnl•Hlança do mpcrio. . Emíim l\lon,. :te~qujeq impri1pio Q _J•;_s_pirito das Leis , que ante~ se deve chamar Espir1to das Npções , Nesta Obr.a o A utoi-- distingue tres fórmas de Gover.no -: O Re..– publicano , o 1"Ionarchico , e o Despotico. O Re- . publicano é aquelle , em que o Povo em massa ot~ ~m p_arte tem o Soberano Poder; o I\lonarchico ·aqt~elle ~ 4::~ que govern_a um iÓ ~ mas segundo Leis fixas ; é o :pespotico aquelle , em que -um .só tudo governa sem ou~ra Lei mais , do que a sua :vont· de. Nestes diver$os .Estados as Leis devem ser relativas á sua natureza , isto he , ao que os... - ~ constitue ; e ao seu pripcipio , ou á aquillo que os .. <. ·suste nta e o~ faz obrar , As principaes Leis , rela– ~"-~:tivas á itatureza da Democracia, são : Que o Povo· · á certos r espeitos seja 1"lonarcha , e subdito á oµ..-; · · tros ,. que · eleja e julgue os seus ~iagistrados, e f· que estes.tambem julguem em certas occasiões . • A. · .~/.~_naturnz\;l da Monarchia demanda ·, que haja e11trc r. _.r> -Mona,rcha e ·º.Povo_ müitoi Po_qer1• e Ordeq~ .. ~ . . . ..:..... « •
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0