Discurso sobre a HISTÓRIA DA PHILOSOPHIA e DEMONSTRAÇÃO da EXISTÊNCIA de Deos
" sen 1\Iésh•ê não havia desapprovar. ·Mas ·nó : · seu Tractado das Sensacões deixa de sei· alurnno ; -' ' e pelos novos clesenvolvir~entos , que dá á doutri- n a de Locke , e as novas idéas , que accrescenta , . parece-nos co locar-s~ á ~ar del~e , e ser digno . c"J.nulo elo Genio o mais 'Plulosopluco da Inglaterra <l~f>ois de Bacon. Por sen Tractaclo dos Systemas, que conside- · __ ramo.s como uma das suas mais uteis obras , de- . monstra á razão , quanto é ternerario querer crear • c 1mt;ndo só se deve ob~ervar , e a vaidade de t~dos -os romances de Phys1ca , que tendo por . apoio o ;i1)aravilhoso d ' uma imaginação desordenada , aca- . p.ão ·todos , depois de_ t_erem de,slumbrado alguns : rnstantcs , por~e _prec1p1tarem n nm eterno esqne-. : cimento . Seu Tractac.lo dos animaes parece-nos , o que se tem escripto de mais exacto na materia impene– travel da natureza <los brutos. Combate com ar– ·_'mas igualmen te victoriosas a Opinião de Descartes , que faz dos animaes puros automatos , e a de Buf- .fo'n , que concedendo-lhes uma faculdade de sen – ti1· inferior á nossa , faculdade , que ellc torna inintelligivel reduzinJo-a á sensações corporeas , acaba entretanto por snbmettcr , como Descartes , todas as suas accõcs á Leis mccanicas. Uma das 1~a is .vastas , e das mais impol'tan– ·.: tes Ob1·as <lo obade de Condillac é o Curso de <J,it tcratuaa , que fez para in st rucção do Principe •· <le f~anna , e qne faria desejar , que todos ,- os q1;1e nasce,1~ para governai· , tivessem EJucaclorc-s ·. do scn_me ·ito . Esta Obra , tão clara quanto mc– _;/!l}oçi_i:ca 9 _€ncerr~ a Gramm!ltica, o que o Auclor en.- · i:,-:j~ rij con1~ o pi: 1 n1eiro clcmcntp cl' A.t·te ~e pens~1~=, ~ . • • •
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