Discurso sobre a HISTÓRIA DA PHILOSOPHIA e DEMONSTRAÇÃO da EXISTÊNCIA de Deos
-... ;~.:. . • ·. '.-lle-45:21.. ,:.:'·º·~<·:: . ~":: ·: .-(_ .~: . • . · ' . . ;~_:.'s ·r[11/noia ,os )m:0Yi1aeotQS do cereh-r?; e ))Ol' 1Ui~ • ~·._ .. '-lei·· etrtaihe!ecida <ilesde todé) a etermdade. lg~: i.al– f . 1e.nte e iailntà tt>Jll ;a vpn{tHile . de mOY,Cr O braço , esla"'Vontade .é in ·ffic~z para ~un ·tal effeito ; é aÜ-\– da Dens , que ein v.irtud,e d.a J1ies111-a Lei produz ,o, l )movimento d~ nosi,;os oi:gãos~ .. O cvrpo ão é po-. • is. .a .cansa real <las J11otltficaçôes if aLoa ; . neJlJ. ,a -~l- ·<1:Ua a :causa r.eal .dos .movimentos do c.oi, pp. ;Eni- 1 ct:r.etanto ., eomo a alma nãe podeJ•.ia .ser 11,lodificada, sem os mo;vimentos do co1:p,o , nen1 o ico:rpo ~(Mn, ;uma lletenninação d'alma , :.é ,precis,Q &11;_1) 1qtie ~:stes movih1enlos .C esías deter•.Wtltl.í;\ÇOC.S s~jâp td':alg,.1ma . . sm·~ necessarias .; mas .,esia necessidad~ nllo é ab... :. soluta : é 4ypothetica; e condicio.)j)al: Os .m.-0vi_, · •.mentos ..do corpo ., ..e .JlS .det.erwiruu;õ~s .d',aJm.a 1:1ã:o, . ,pois simplic.e ~condiçõ.es, ., ~ ~-ão ,cat1sa_s rea. s .; ~5:o occasiõ.es , ou .causas occ:astonaes , . t!- ,tal é o sr,i– :tema deste nome , .,perten.cenie Íl De.se.arte~ , e tm.. bettezado ao depois pe:la.iinagin.a. ~ tJ 4o F..acb·e Ma- leb:rap.che. · . Mas sendo D_eos a Gaiusa .immedia1latde ✓ todos os pi1enomenos ~s espiri_il,os :e .dos corp:.os J não só era fazer ..do umv.erso um. !lmlagre ,oon,tjnuo , . com-41 . a niquilar a Philo ophia , que toda .se J>ccupa na .investigação das ,· causas .secundarias. De Jnais , seria degradar a Divindade, couside r.al- ::a c'omo ,un1 relojoeiro ·, que· tendo Jeito UJI1.bello pel)dulo , mo~ · 'V.esse elle mesmo a a ulb.a , . á fim de qne· ,o , u. 1·e– .· . .l gio marcasse as hor~s. Em boa "Philosophia , do ·: .lliesmo tmodo que no thentro , não de~e jutervir ia · Divindade , se não quando ,~ suu ussistencia é ah- solutan1-ente necessaria . . A. 0 P.enso ter aellado , dizia Leibnitz alo-u~ t~ couia . de . mais .Philosop~c"t · ~•:: . a 1 n!é:.,da . :1
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